Expansão de cursos de psicologia no Ceará: formação docente a partir de pesquisa documental
Palabras clave:
Ensino, psicologia, didática, formação.Resumen
O relatório estuda a expansão de cursos de Psicologia no Ceará e os programas de disciplinas estudadas, tendo como objetivo desvelar
conhecimentos acerca das práticas docentes e propor ações que acrescentem qualidade à expansão. A pergunta axial que a pesquisa
tenta responder refere-se ao perfil dos currículos apresentados nos cursos, constantes nos planos das disciplinas obrigatórias entre o
segundo e o sexto semestre no que tange aos objetivos na formação profissional, à metodologia do ensino, à avaliação da aprendizagem.
A pesquisa constitui-se como documental, retirando da Análise de conteúdos os procedimentos metodológicos para inferir categorias
que ajudem a conhecer práticas no ensino da Psicologia. Os resultados encontrados na pesquisa foram analisados sob o prisma
da Pedagogia Crítica. Constata-se que aparecem programas de disciplinas consultadas muito bem elaborados. Mas, fica patente a
necessidade de estudo posterior ouvindo professores porque nem sempre o que está escrito nos programas corresponde à prática
docente. Propõe-se como desafio didático a revitalização dos programas de ensino de psicologia e superar sua cristalização no quod
scriptum, scriptum est, para acompanhar a dinamicidade das configurações societárias e das subjetividades contemporâneas.
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