“Porque ignoravam minha solidão tanto quanto eu”: sobre a (auto)biografia de Mauras Lopes Cançado

Autores/as

Palabras clave:

Narrativa, autobiografia, psicologia social, manicômio, Maura Lopes Cançado.

Resumen

O presente manuscrito trata de uma análise da narrativa de Maura Lopes Cançado no livro “Hospício é deus: Diário I”, publicado originalmente em 1965. Para tanto, foi realizada a articulação da leitura cuidadosa do diário autobiográfico com os referenciais teóricos relacionados à Psicologia Social, em especial, as contribuições de Theodor W. Adorno, Giorgio Agamben e Judith Butler. Em forma de ensaio, o artigo foi dividido em quatro partes, nas quais são apresentados: a) a contextualização do diário; b) a (auto)biografia de Maura Lopes Cançado; c) as narrativas acerca da condição do internamento no Hospital Gustavo Riedel; e d) as considerações acerca do que se pode apreender com a narrativa da autora. Esse itinerário permitiu a discussão da precariedade experienciada por Maura Cançado enquanto uma mulher que não correspondia às expectativas morais e sociais de sua época, articulada com todos os efeitos que o enquadramento psiquiátrico produziu em suas internações no hospício.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stephanie Caroline Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica - UFC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFC) da Universidade Federal do Ceará.

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Adjunto IV do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Família UFC/FIOCRUZ/RENASF). Também é credenciado como avaliador na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde CNRMS/MS/MEC. No que se refere a produção científica, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq e tem publicado artigos, capítulos, livros e organizado edições. Em relação a contribuição para a formação de recursos humanos, orienta doutorado e mestrado em Psicologia e mestrado profissional em Saúde da Família na UFC e atua como orientador estrangeiro do Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica ? UDELAR/Uruguai. Coordena atualmente 3 projetos de pesquisa financiados por agências nacionais de fomento referentes aos editais CNPq Produtividade em Pesquisa - PQ 2015 (Processo: 305212/2015-0); CNPq Universal 14/2013 - Faixa A (Processo: 476693/2013-6) e FUNCAP PPSUS 7/2013 (SPU: 13192398-6). A inserção na área de conhecimento inclui a Coordenação Adjunta do Grupo de Trabalho "História Social da Psicologia" da ANPEPP (interstício 2016/2018), a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (abril de 2016), a Presidência da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) ? gestão 2014/2015, Presidência do Conselho Regional de Psicologia 11a. Região (CRP11) - gestão 2013-2016, a Representação do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) ? Gestão 2013-2015, a Vice-Coordenação do PPG em Psicologia da UFC, período de março de 2013 a 03 março de 2016. Líder do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica UFC e Co-lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Identidade Humana - NEPIM/PUCSP; Colaborou como Professor Investigador Visitante no Departamento Interfacultativo de Psicología Social da Universidad Complutense de Madrid - UCM/Espanha (Nov/Dez de 2012) e no Programa de Fundamentos Históricos y Políticos de las Prácticas Psicológicas del Instituto de Fundamentos y Métodos en Psicología da Universidad de la Republica ? UDELAR/Uruguai (Ago/Set 2013 e Nov/Dez de 2011). Foi bolsista de produtividade pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) ? BPI/FUNCAP (2010-2012).

Citas

Adorno, Theodor W. (2001). Problems of Moral Philosophy. Stanford, California: Stanford University Press.

Adorno, Theodor W. (2003). Ensaio como forma. In Theodor W. Adorno. Notas de Literatura I. Porto Alegre: Editora 34, p. 15-45.

Agamben, Giorgio. (2015). Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica editora.

Batista, Daniele Aparecida. (2010). Loucura: a temática que constrói o discurso da obra Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Butler, Judith (2015). Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Butler, Judith (2010). Marcos de Guerra: las vidas lloradas. Buenos Aires: Paidós.

Cançado, Maura Lopes (2015). Hospício é Deus - Diário I. 5ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Ciampa, Antonio da Costa. (1987). A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense.

Cordeiro, Solange. (2014). Discurso e escrita de si na obra Hospício é Deus de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNOESTE).

Corrêa, Louise Bastos. (2013). A consciência no abismo: uma leitura da obra de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Custódio, Márcia Moreira. (2014). Literatura e Loucura: a carnalidade da loucura de Maura Lopes Cançado em “Hospício é Deus”. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Delory-Momberger, Christine. (2011). Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa Biográfica em Educação. Educação em Revista. V. 27, n. 1, pp. 333-346.

Gomes, Leisa Ferreira Amaral. (2014). Loucura e gênero: uma análise da escrita autobiográfica de Maura Lopes Cançado. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Goffman, Erving. (1988) Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC.

Lejeune, Philippe H. (1970). Le pacte autobiographique. Paris: Seuil.

Lima, Aluísio Ferreira de. (2010). Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP; EDUC.

Meireles, Maurício. (2015). Perfil Biográfico. In: “Hospício é Deus - Diário I. 5ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Melville, Herman. (2015). Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street. In, Agamben, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica editora. pp. 55-108.

Musilli, Célia (2014). Literatura e loucura: a transcendência pela palavra. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Scaramella, Maria Luisa. (2010). Narrativas e sobreposições: notas sobre Maura Lopes Cançado. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas (UNICAMP).

Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da (2008). Olhando sobre o muro: representações de loucos na literatura brasileira contemporânea. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP).

Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da. (2011). Literatura, loucura e autoria feminina: Maura Lopes Cançado em sua autorrepresentação da escritora louca. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. V. 1 n. 1, pp. 85-98.

Souza, Vânia Romão de. (2014). Maura, louca? Não, “Cançada”: Os desatinos existenciais de uma “hipermulher” nas décadas de 1940/1950. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília (UnB).

Publicado

2017-10-24

Cómo citar

Lima, S. C. F. de, & Lima, A. F. de. (2017). “Porque ignoravam minha solidão tanto quanto eu”: sobre a (auto)biografia de Mauras Lopes Cançado. Revista De Psicologia, 8(2), 165–175. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/6657

Número

Sección

Ensaios