A arte na escola: uma análise qualitativa do ensino de arte na rede pública

Autores/as

  • Fernanda Brentegani Vianna Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

educação, arte, escola, professor, concepção.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo identificar a concepção de arte pelo professor que a leciona e analisar o que tem sido realizado em sua prática profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, transversal, onde foi utilizada uma entrevista semi-estruturada contendo 8 questões a 5 professores de arte. Primeiramente, houve um contato com as instituições a fim de obter autorização e explicar os objetivos deste trabalho. Após, foram aplicadas as entrevistas aos professores. Com base nas entrevistas, a definição de arte pelos professores perpassa por duas subcategorias: forma de expressão e acessibilidade, e a prática profissional foi dividida em quatro subcategorias: formação, motivação, aspectos positivos e negativos. No entanto, a falta de professores especializados no ensino, indisponibilidade de recursos, custo benefício e rotatividade são considerados como empecilho para o ensino artístico de qualidade.

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Publicado

2015-12-11

Cómo citar

Vianna, F. B. (2015). A arte na escola: uma análise qualitativa do ensino de arte na rede pública. Revista De Psicologia, 2(1), 71–77. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/75

Número

Sección

Artigos