O professor frente às dificuldades de aprendizagem: ensino público e ensino privado, realidades distintas?
Palabras clave:
Aprendizagem, dificuldades, professor.Resumen
O presente artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa realizada em duas escolas do Sul do Brasil, uma da rede pública e outra da rede privada de ensino. O objetivo deste estudo é investigar as concepções dos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em relação às dificuldades de aprendizagem. Participaram da pesquisa dez professores de 1º ao 5º ano, cinco da escola privada e cinco da pública. Para o processo de coleta de dados, optou-se por questionário semiaberto formado por uma ficha de identificação profissional e dez perguntas. A análise dos dados revelou poucas diferenças entre as concepções e estratégias docentes frente aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Contudo, pode-se notar a diferença peculiar de que os docentes da escola privada sentem-se mais responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, mostrando que estes valorizam a dimensão ética do seu fazer profissional. Mas, tanto o ensino público quanto o privado mostraram lacunas em seus sistemas de ensino, que necessitam ser preenchidas, reafirmando assim o que há muito tempo as pesquisas vêm revelando, o estado precário que se encontra o ensino brasileiro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Nunes, M. R. M., Tank, J. A., Costa, S. M. D., Furlan, F., & Schnell, L. C. (2013). O professor frente às dificuldades de aprendizagem: ensino público e ensino privado, realidades distintas?. Revista De Psicologia, 4(1), 63–74. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/791
Número
Sección
Artigos