Intervenção em funções executivas pró-habilidades de resolução de problemas matemáticos para Ensino Médio // Intervention in executive functions for mathematical problem solving skills for Middle School

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024010

Palabras clave:

matemática, funções executivas, ensino médio, resolução de problemas

Resumen

O sucesso acadêmico está intrinsecamente ligado a capacidade dos alunos em realizar tarefas fundamentais relacionadas às funções executivas (FE). Porém, essas habilidades não são ensinadas sistematicamente nas escolas e raramente são o foco do currículo. Frente a isso,  objetivo desse estudo foi desenvolver um módulo dedicado ao ensinamento de estratégias de FE voltadas para a resolução de problemas matemáticos. Esta iniciativa faz parte do Programa de Intervenção em FE pró-aprendizagem acadêmica (πFex-Academics EM), estudantes do Ensino Médio. A pesquisa seguiu cinco etapas: revisão da literatura, construção do módulo, análise de juízes especialistas, estudo piloto e integração dos resultados. O desenvolvimento do módulo contou com a participação de especialistas em neuropsicologia e matemática, além de avaliação por professores de matemática e neuropsicólogos. Verificou-se índices de validade e concordância satisfatórios e excelentes, o que evidencia que o módulo apresenta evidências de validade de conteúdo tanto para cada uma das atividades, como para o módulo como um todo. O estudo piloto revelou boa compreensão das atividades pelos alunos, indicando potencial para motivação e uso efetivo da estratégia proposta. Esse módulo representa uma ferramenta promissora para estimular funções executivas e habilidades matemáticas em adolescentes, com implicações significativas para o campo da intervenção neuropsicológica escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Steffen, Universidade Feevale

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Feevale. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência (ELO) e em Neuropsicologia (em andamento - CBI of Miami). Pós graduada em Intervenções Familiares (ELO). Atua na área clínica como psicóloga e com avaliação/intervenção neuropsicológica. É professora convidada em cursos de pós graduação sobre Terapia Cognitivo Comportamental e Neuropsicologia.

Yasmini Spindler Sperafico, Universidade Feevale

Psicopedagoga, Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Matemática pela UNiSINOS,.Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Atua na área clínica como psicopedagoga e atua como professora convidada de cursos de Pós-graduação nas áreas de Psicopedagoga, Neuropsicopedagogia e Educação.

Natália Martins Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga pela Universidade São Francisco. Mestre e Doutora, com pós-doutorado, em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar – LANCE. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp. Pesquisadora associada da Rede Nacional Ciência para Educação - CpE. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Caroline de Oliveira Cardoso, Universidade Feevale

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre, Doutora em Psicologia, ênfase Cognição Humana, pela PUCRS. Especialista em Neuropsicologia pela PROJECTO. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Feevale. Coordenadroa do Laboratório de Intervenção e Pesquisa em Neuropsicologia Escolar e do Desenvolvimento (LAPINED) .Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp. Pesquisadora associada da Rede Nacional Ciência para Educação - CpE.

Citas

Alexandre, N.M.C., & Coluci, M.Z.O. (2011) Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), 3061-3068. doi: 10.1590/S1413-81232011000800006

Barbosa-Pereira, D. et al. (2019). Desenvolvimento e validade de conteúdo de um programa computadorizado de treino cognitivo para crianças. Neuropsicologia Latinoamericana, 11(3).

Boonen, A. J. H., van Wesel, F., de Vries, M. H., Jolles, J., & van der Schoot, M. (2013). Cognitive processes underlying the comprehension of mathematical word problems. Paper presented at Paper presented at the 2013 Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development (SRCD), Seattle, Washington, USA.

Brown, D., Brown, P., & Bibby, T. (2008). "I'd rather die": reasons given by 16-year-olds not to continue their mathematics studies. Research in Mathematics Education, 10(1), 3-18.

Cardoso, C. O., Dias, N.M., Seabra, A.S., & Fonseca, R.P. (2017). Program of neuropsychological stimulation of cognition in students: Emphasis on executive functions-development and evidence of content validity. Dementia & Neuropsychologia, 11, 88-99.doi: 10.1590/1980-57642016dn11-010013

Cardoso, C. O., & Fonseca, R. P. (2016). Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: ênfase nas Funções Executivas. BookToy.

Colling, A. P. C. (2021). Evidências de efeito de intervenções em funções executivas e regulação emocional para escolares e desenvolvimento de programa para universitários. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Cragg, L., Keeble, S., Richardson, S., Roome, H. E., & Gilmore, C. (2017). Direct and indirect influences of executive functions on mathematics achievement. Cognition, 162, 12-26. doi: 10.1016/j.cognition.2017.01.014

Devine, A., Hill, F., Carey, E., & Szűcs, D. (2018). Cognitive and emotional math problems largely dissociate: Prevalence of developmental dyscalculia and mathematics anxiety. Journal of Educational Psychology, 110(3), 431–444 doi:10.1037/edu0000222

Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-168.doi: 10.1146/annurev-psych-113011-143750

Dias, N. M., Cardoso, C. O., Colling, A. P. C. & Fonseca, R. P. (2023). πFex-Academics: Programa de Intervenção em Funções Executivas Pró-aprendizagem Acadêmica para Universitários. Memnon.

Dias, N. M., Costa, D. M., Cardoso, C. O., Colling, A. P. C., & Fonseca, R. P. (2021). Programa de intervenção em funções executivas pró-aprendizagem acadêmica para jovens/universitários: Desenvolvimento e evidências de validade de conteúdo. Ciencias Psicológicas, 15(2), e-2394. doi: https://doi.org/10.22235/cp.v15i2.2394

Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2013). Funções executivas: desenvolvimento e intervenção. Temas sobre Desenvolvimento, 19(107), 206-212.

Fuchs, L. S., Fuchs, D., Compton, D. L., Hamlett, C. L., & Wang, A. Y. (2015). Is word-problem solving a form of text comprehension?. Scientific Studies of Reading, 19(3), 204-223. doi: 10.1080/10888438.2015.1005745

Goddings, A. L., Beltz, A., Peper, J. S., Crone, E. A., and Braams, B. R. (2019). Understanding the role of puberty in structural and functional development of the adolescent brain. Journal of Research on Adolescence. 29, 32–53. doi: 10.1111/jora.12408.

Hernández-Nieto, R. (2002). Contribuciones al Análisis Estadístico. Mérida, Venezuela: Universidad de Los Andes/IESINFO.

Karr, J. E., Areshenkoff, C. N., Rast, P., Hofer, S. M., Iverson, G. L., &Garcia-Barrera, M. A. (2018). The unity and diversity of executive functions: A systematic review and re-analysis of latent variable studies. Psychol. Bull. 144, 1147. doi:10.1037/bul0000160

Larsen, B., & Luna, B. (2018). Adolescence as a critical neurobiological period for the development of higher order cognition. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 94, 179-195.doi: 10.1038/s41398-018-0315-3.

Lubin, A., Vidal, J., Lanoë, C., Houdé, O., & Borst, G. (2013). Inhibitory control is needed for the resolution of arithmetic word problems: A developmental negative priming study. Journal of Educational Psychology, 105(3), 701-708. doi: 10.1037/a0032625

Meltzer, L. (Ed.). (2018). Executive function in education: From theory to practice. Guilford Publications.

Mendes, A. C., & Carmo, João S. (2011). Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais. Psicologia da Educação, 33.

Milovanović, I. (2020). Math anxiety, mathematical performance and mathematical motivation in high school students: gender effects. Croatian journal of education, 22(1), 175-206. DOI:10.15516/cje.v22i1.3372

Pacheco, M. B., & Andreis, G. S. L. (2018). Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista Principia, 38, 105-119.

Pasquali, L. (2010). Psicometria. Teoria dos testes na psicologia e na educação (2ª ed). Vozes.

Passolunghi, M. C., & Siegel, L. S. (2001). Short-term memory, working memory, and inhibitory control in children with difficulties in arithmetic problem solving. Journal of experimental child psychology, 80(1), 44-57. doi: 10.1006/jecp.2000.2626.

Polya, G. (1995). A arte de resolver problemas. Interciência,

Pontes, E. A. S. (2019). Método de Polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Holos, 3, 1-9. DOI: 10.15628/holos.2019.6703

Pozo, J. I., Echeverría, M. P. P., Castillo, J. D., Crespo, M. A. G., & Angón, Y. P. (1998). A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Artmed.

Pozo, J. I., & Postigo, Y. (1993). Las estratégias de aprendizaje como contenido de la currículo. In: C. Monero (Ed.), Estrategias de aprendizaje: processos, contenidos e interacción. Barcelona: Domenech.

Rittle-Johnson, B., Siegler, R. S., & Alibali, M. W. (2001). Developing conceptual understanding and procedural skill in mathematics: An iterative process. Journal of educational psychology, 93(2), 346-362. doi: 10.1037//0022-0663.93.2.346

Santana, A. N., Roazzi, A., & Melo, M. R. A., Mascarenhas, S. A. D. N, & Souza, B. C. (2019). Funções executivas e matemática: explorando as relações. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, 23 (1), 130-151.

Santos, J. B. P., & Tolentino-Neto, L. C. B. (2015). O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? What SAEB data tell us about student performance in mathematics?. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 17(2), 309-333.

Schlindwein-Zanini, R., & Cruz, R. M. (2018). Psicometria e Neuropsicologia: interrelações na construção e adaptação de instrumentos de medida. Psicologia Argumento, 36(91), 49-69. DOI: 10.7213/psicolargum.36.91.AO04

Sena, L. D. (2021). Intervenções das funções executivas em adolescentes em desenvolvimento típico: uma revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Feevale, Novo Hamburgo.

Steffen, L., Sperafico, Y.L.S., & Cardoso, C.O. (2023). Papel das funções executivas do processo de resolução de problemas matemáticos. In: N.M Dias & L.F. Malloy-Diniz (Org.) Tratado de Funções Executivas: modelos teóricos, construtos associados e desenvolvimento (pp. 68-81). Editora Ampla.

Stockard, J., Wood, TW, Coughlin, C., & Khoury, C. R. (2018). The effectiveness of direct education curricula: a meta-analysis of half a century of research. Review of Educational Research, 88 (4), 479-507. DOI: 10.3102/0034654317751919

Viterbori, P., Traverso, L., & Usai, M. C. (2017). The role of executive function in arithmetic problem-solving processes: A study of third graders. Journal of cognition and Development, 18(5), 595-616. doi: 10.1080/15248372.2017.1392307

Zanini, G. A., Miranda, M. C., Cogo-Moreira, H., Nouri, A., Fernández, A. L., & Pompéia, S. (2021). An adaptable, open-access test battery to study the fractionation of executive-functions in diverse populations. Frontiers in psychology, 12, 467. doi.org/10.3389/fpsyg.2021.627219

Zhang, J.; Zhao, N., & Kong, Q. P. (2019). The relationship between mathematical anxiety and performance in mathematics: a meta-analytical investigation. Frontiers in psychology, 10, 1613. doi: 10.3389/fpsyg.2019.01613

Zelazo, P. D., Blair, C. B.; & Willoughby, M. T. (2016). Executive Function: Implications for Education. NCER 2017-2000. National Center for Education Research.

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Steffen, L., Spindler Sperafico, Y., Martins Dias, N., & de Oliveira Cardoso, C. (2024). Intervenção em funções executivas pró-habilidades de resolução de problemas matemáticos para Ensino Médio // Intervention in executive functions for mathematical problem solving skills for Middle School. Revista De Psicologia, 15, e024010. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024010