Modelagem estrutural da escala de atividades de hábitos de lazer em jovens: comprovação em diferentes contextos escolares no Brasil

Auteurs

  • Nilton S. Formiga Faculdade Maurício de Nassau

Mots-clés :

Estrutura fatorial, Hábitos de Lazer, Consistência.

Résumé

Neste estudo pretende-se avaliar a consistência estrutural da escala das atividades dos hábitos de lazer em diferentes contextos sócio-escolares. Desenvolvida por Formiga, Bonato e Sarriera (2011), esta escala avalia os hábitos cotidianos favorecedores de equilíbrio entre o pensar e fazer da prática do repouso e relações sociais quando em momento da diversão. Sujeitos masculinos e femininos, do nível fundamental e médio, de 13 a 18 anos de idade de uma escola particular e pública da cidade de João Pessoa-PB, compuseram o estudo. Eles responderam a escala das atividades de hábitos de lazer nas salas de aula. No programa AMOS GRAFICS (versão 16.0), efetuou-se a análise de modelagem de equação estrutural e observaram-se indicadores estatísticos que confirmaram a mesma estrutura fatorial da escala, já encontrados em estudos anteriores, corroborando o seu uso para o contexto brasileiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Nilton S. Formiga, Faculdade Maurício de Nassau

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba; atualmente é professor no curso de Psicologia na Faculdade Mauricio de Nassau.

Téléchargements

Publiée

2012-01-01

Comment citer

Formiga, N. S. (2012). Modelagem estrutural da escala de atividades de hábitos de lazer em jovens: comprovação em diferentes contextos escolares no Brasil. Revista De Psicologia, 3(1), 07–17. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/100

Numéro

Rubrique

Artigos