Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação

Auteurs

  • Sérgio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) & Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
  • Antonio da Costa Ciampa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Mots-clés :

Identidade, Projeto De Vida, Identidades Políticas.

Résumé

Esse artigo buscou trazer à discussão, no âmbito da Psicologia Social, a importância de se considerar, em estudos sobre Identidade, a análise não só da história, mas também do projeto de vida dos sujeitos como forma de coletar informações sobre seu processo identitário. Serviu de referencial teórico para essa discussão o sintagma identidade-metamorfose-emancipação, proposto por Antônio da Costa Ciampa, bem como seu embasamento na teoria da ação comunicativa de Habermas. A existência de uma identidade política, somada a um projeto de vida autônomo, conduzem o indivíduo para a emancipação de sua identidade. É apresentado, ao final do artigo, um caso em que, ao abrir mão da adesão à políticas de identidade heterônomas e assumindo uma identidade política, o sujeito conseguiu fragmentos de emancipação em seu projeto de vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sérgio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) & Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Professor da PUCSP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Antonio da Costa Ciampa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Doutor em Psicologia Social pela PUCSP. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUCSP.

Références

Berger, P. L., & Luckmann, T. (2008). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes (original publicado em 1996).

Canetti, E. (1990). A consciência das palavras. São Paulo: Companhia das Letras.

Ciampa, A. C. (2009). A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense (original publicado em 1987).

Ciampa, A. C. (1997) Las metamorfosis de la metamorfosis humana: És posible todavia uma utopia emancipadora? Comunicação apresentada no Simpósio “Metamorfoses da identidade no mundo contemporâneo” do XXVI Congresso Interamericano da SIP. (7 de setembro de 1997, p. 1-5).

Ciampa, A. C. (2002). Políticas de Identidade e Identidades Políticas. In Dunker, C. I. L., & Passos, M.C. Uma psicologia que se interroga – ensaios. São Paulo: Edicon.

Dantas, S. S. (2013). De refém a protagonista: o desenvolvimento de identidades políticas e projetos de vida tornando o consumo um viabilizador de identidades emancipadas. Tese de Doutorado. PUC-SP.

Giddens, A. (2002). Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Goffman, E. (1988). Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (original publicado em 1963)

Habermas, J. (1975). Conhecimento e interesse. In Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural (Vol. XLVIII)..

Habermas, J. (1987). Teoria de la accion comunicativa Madrid: Taurus (Tomo I e II).

Habermas, J. (1983) Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Ed. Brasiliense (original publicado em 1976).

Habermas, J. (1989). Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. (original publicado em 1983).

Habermas, J. (1987, setembro) A nova intransparência – a crise do estado do bem-estar social e o esgotamento das energias utópicas. Revista Novos Estudos, Cebrap (n.18).

Heidegger, M. (1979). Identidade e diferença. In Heidegger, M. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural.

Lima, A. F. (2010). Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP/EDUC.

Pinzani, A. (2009). Habermas leitor de Kohlberg: o desenvolvimento moral da sociedae pós-convencional. Revista Mente, Cérebro & Filosofia, (vol.8, 2009, p. 33-39).

Queiroz, M. I. P. (1998). Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In Simson, O. M. V. (org). Experimentos com Histórias de Vida (Itália-Brasil). São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais.

Resse-Schäfer, W. (2001). Compreender Habermas. Petrópolis: Vozes.

Siebeneichler, F. B. (2003). Jurgen Habermas: razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro:Tempo Brasileiro.

Recebido em 12 de agosto de 2014.

Aprovado para publicação em 10 outubro de 2014.

Téléchargements

Publiée

2014-12-19

Comment citer

Dantas, S. S., & Ciampa, A. da C. (2014). Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação. Revista De Psicologia, 5(2), 138–152. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1482

Numéro

Rubrique

Artigos