Contribuições da psicologia histórico-cultural para o poder de agir do trabalhador
Mots-clés :
Psicologia histórico-cultural, clinica da atividade, poder de agir, psicologia social do trabalho, epistemologia.Résumé
Este artigo pretendeu demarcar as bases epistemológicas histórico-culturais da Clínica da Atividade como uma proposta de Psicologia Social do Trabalho que enseja a ampliação do poder de agir do trabalhador e consequente ampliação de seu potencial de saúde. Para tal, problematizou a categoria atividade; discutiu gênero e estilo da atividade; discorreu sobre o processo de desenvolvimento da atividade criadora e sua fonte na memória e transmissão de conhecimentos já consolidados no contexto cultural vigente, demarcando as implicações sociais e de saúde propostas pela abordagem da Clínica da Atividade. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica com foco nas elaborações de Vygotski sobre o desenvolvimento da atividade e sua relação com a afetividade e a contribuição de Clot sobre as bases sociais do poder de agir do trabalhador. O artigo apontou ainda para a construção permanente de uma psicologia comprometida com a transformação da realidade e o desenvolvimento da atividade como caminho de saúde.
Téléchargements
Références
Barros, J. P. P. (2012). Contribuições de Vigotski e Bakhtin para o conceito de "social" na psicologia. Pesquisas e práticas psicossociais, 7 (1), 121 – 129.
Barros, J. P. P., Paula, L. R. C., Pascual, J. G., Colaço, V. F. R., & Ximenes, V. M. (2009). O conceito de "sentido" em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica. Psicologia e sociedade, 21, 174-181.
Borsoi, I. C. F. (2007). Da relação entre trabalho e saúde a relação entre trabalho e saúde mental. Psicologia e Sociedade, 19 especial, 103-111.
Canguilhem, G. (2002). O normal e o patológico (5 ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Clot, Y. (2006). Vygotski: para além da psicologia cognitiva. Pró-posições, 17, 19-30.
Clot, Y. (2007). A função psicológica do trabalho (2 ed.). Petrópolis: Vozes.
Clot, Y. (2010). Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte. Artefactum.
Clot, Y. (2014). Vygotski: a consciência como relação. Psicologia e sociedade, 26 (especial 2), 24-139.
Farr, M. R. (2013). As raízes da psicologia social moderna (11 ed.). Petropolis: Vozes.
Gleizer, M. A. (2005). Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Zahar.
Gonzalez Rey, F. L. (2007). O encontro da psicologia social brasileira com a psicologia soviética. Psicologia e Sociedade, 19, 57-61.
Grisci, C.L.I. & Lazzarotto, G.R. (1998). Psicologia social do trabalho. In: JACQUES, M.G.C. et al. Psicologia social contemporânea (3 ed. P 56-73). Petrópolis: Vozes.
Leontiev, A. N. (1978). Atividade, Consciência e Personalidade. (M. S. C. Martins, Trad) In: www.marxists.org/portugues/leontiev/1978/activ_person/index.htm.
Pedrosa, C. H. (2013). O conceito de consciência em Vigotski: uma aproximação pela comparação de duas leituras. Revista semestral da associação brasileira de psicologia escolar e educacional, 17, 233-237.
Sawaia, B. B. (2002). Psicologia social laneana, conhecida fora do país como a escola da São Paulo. Silvia Lane (Vol. 8, pp. 37-81). Rio de Janeiro: Imago.
Sawaia, B. B. (2014). Transformação social: um objeto pertinente a psicologia social. Psicologia e sociedade, 26 (número especial 2), 4-17
Sena & Silva, M. F. (2004). A psicologia social e a psicologia (social) do trabalho Psicologia social: desdobramentos e aplicações (pp. 93-114). São Paulo: Escrituras.
Spinoza. B.(2014). Ética (2ed.). Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
Toassa, G. (2004). Conceito de liberdade em Vigotski. Psicologia, ciência e profissão, 24, 2-11.
Toassa, G. (2006). Conceito de consciência em Vigotski. Psicologia USP, 17(2), 59-83.
Vieira, M. A. (2004). Autoconfrontação e análise da atividade Labirintos do trabalho: interrogações e olhares do trabalho vivo (p. 103-130). Rio de Janeiro: DPA.
Vinha, Márcia Pileggi, & Welcman, Max. (2010). Quarta aula: a questão do meio na pedologia , Lev Semionovich Vigotski. Psicologia USP, 21(4), 681-701. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003
Vygotski, L. S. (1991). Obras escogidas: problemas téoricos y metodológicos de la psicología (Tomo. I). Madrid: visor.
Vygotski, L. S. (2000). Pensamento e linguagem (2 ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Vygotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotski, L. S. (2003). La imaginación y la arte en la infancia (6 ed.). Madrid.
Vygotski, L. S. (2007). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes.