Estudo sobre o desenvolvimento do comportamento vocacional a partir da entrevista biográfica

Auteurs

  • Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Entrevista biográfica, Comportamento vocacional, Trabalho, Educação

Résumé

O modelo de entrevista biográfica é utilizado para abordar o desenvolvimento do comportamento vocacional conforme teorizado
por Donald Super. Diferentes sistemáticas ajudam na construção de uma biografia. O modelo de entrevista utilizado proporciona
determinadas informações que servem para a análise do comportamento vocacional da entrevistada. A nomeada análise foi feita a
partir das sete sistemáticas que compõem a entrevista biográfica à luz do paradigma de Donald Super. O método utilizado permitiu
a identificação e descrição do desenvolvimento de uma identidade relacionada ao trabalho, na qual a escolha e preparação para uma
ocupação estava presente e esperada como uma continuação de fases da vida, isto é, fases de jogos e estudo que antecedem e formam
uma interface com a formação profissional. Por meio da experiência acolhida, viu-se que a geração considerada é preparada para a
prática de uma experiência profissional como base de sua escolha, ou melhor, de seu destino vocacional, principalmente no sentido
de assegurar, em perspectiva, uma independência econômica. Finalmente, as conclusões apontaram para a adequação do recurso
da entrevista biográfica para a exploração vocacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia da UFC. Endereço para correspondência: Universidade Federal do Ceará. - Av. da Universidade, 2762, Bairro
Benfica, Fortaleza/CE, Brasil. CEP: 60020-180.

Téléchargements

Publiée

2016-03-29

Comment citer

Tupinambá, A. C. R. (2016). Estudo sobre o desenvolvimento do comportamento vocacional a partir da entrevista biográfica. Revista De Psicologia, 6(2), 50–58. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/2594

Numéro

Rubrique

Artigos