Grupo como dispositivo socioeducativo: pesquisa-intervenção com adolescentes em cumprimento de prestação de serviço à comunidade

Auteurs

  • Dayane Silva Rodrigues Universidade de Brasília
  • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília

Résumé

Este artigo apresenta discussões oriundas de uma tese de doutorado, que problematizou especificidades, princípios e estratégias para a utilização de metodologias grupais como dispositivos de atuação no atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto. O estudo foi construído por meio de uma pesquisa-intervenção com onze adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade, vinculados a uma unidade de atendimento do Distrito Federal. O artigo apresenta um recorte dos resultados da tese, evidenciando análises relativas às significações produzidas com os adolescentes sobre o conceito de trabalho, inerente à medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade. Sob o prisma da Psicologia Histórico-Cultural (L. S. Vigotski), da perspectiva do dialogismo (M. Bakthin) e da problematização do conceito de grupo-dispositivo (R. B. Barros), são analisados os processos de negociação para a realização uma atividade colaborativa e comunitária com adolescentes. Na sequência, são abordados aspectos relativos aos movimentos do processo grupal, permeado por devires e ressignificações. Por fim, discute-se o conceito de grupo como dispositivo socioeducativo que pode ser tomado na execução de medidas socioeducativas, com vistas a ampliar as ferramentas de atendimento aos adolescentes e contribuir para o aprofundamento da base teórico-metodológica das práticas em socioeducação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Dayane Silva Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Governo do Distrito Federal (GDF).

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal - Brasil. Doutora em Educação; Pós-Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (Clark University) E Psicologia Básica (Universidad Autónoma de Madrid)

Téléchargements

Publiée

2018-01-01

Comment citer

Rodrigues, D. S., & Lopes de Oliveira, M. C. S. (2018). Grupo como dispositivo socioeducativo: pesquisa-intervenção com adolescentes em cumprimento de prestação de serviço à comunidade. Revista De Psicologia, 9(1), 30–41. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/30780