Negritude como foco para intervenções artísticas e terapêuticas / Blackness as artistic and therapeutic focus

Auteurs

Résumé

Este texto parte da experiência do projeto L’ABRI no Bosque: Intervenções Artísticas”, associado ao Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI), do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). No semestre 2017.1, o projeto guiou-se pela temática “Negritude e Protagonismo Negro”, promovendo atividades, como: rodas de conversa, cinedebates e oficinas na universidade. O planejamento das ações seguiu a Matriz de Identidade, conceito-chave do Psicodrama de Moreno, que discute o processo relacional de construção da identidade através do reconhecimento de si próprio como protagonista, do outro também como protagonista e da interação de complementaridade entre estes – condição essencial para a saúde do sujeito. As intervenções artísticas permitiram registro das falas espontâneas dos participantes, observando-se a recorrência dos seguintes conjuntos temáticos: “infância, racismo e reconhecimento da negritude”, “universidade, pertencimento e empoderamento” e “afetividade e solidão da pessoa negra”. Baseando nisso, foram propiciados momentos para a realização de atos psicodramáticos à população negra da UFC, em 2017.2, por meio da intervenção psicodramática de aquecimento (pré-dramatização), dramatização (produção de contato com consigo para criativamente elaborar novas atitudes) e compartilhamento grupal. Nesse trabalho, objetiva-se apresentar o modelo do Psicodrama utilizado no planejamento e execução das ações e discutir a experiência dos participantes, relacionando os elementos teóricos e vivenciais para a compreensão da saúde mental da população negra. O alcance do projeto pode ser percebido em todas as fases do projeto a partir dos ricos depoimentos apresentados, e em especial nos atos psicodramáticos, quando os protagonistas puderam (re)configurar suas percepções acerca de suas experiências e relações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Manoel Nogueira Maia Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Acadêmico negro do Departamento de Psicologia da UFC e ex-bolsista do Laboratório de Relações Interpessoais (L'ABRI).

Susana Kramer de Mesquita Oliveira, Universidade Federal do Ceará

docente do Departamento de Psicologia da UFC e coordenadora do Laboratório de Relações Interpessoais (L'ABRI).

Références

BUBER, M.; ZUBEN, N. A. Eu e tu. São Paulo, 1995.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Racismo e Saúde Mental: Carta aos gestores e participantes do Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial, Curitiba, 2013. Disponível em: <http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/diversos/cd-saude-mental/racismo-e-saúde-mental/racismo-e-saude-mental.pdf>.

FONSECA FILHO, J. Psicodrama da Loucura. São Paulo: Ágora, 1980.

FONSECA FILHO, J. Psicoterapia da Relação: elementos de Psicodrama contemporâneo. São Paulo: Ágora, 2000.

FOX, J. O essencial de Moreno: textos sobre psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade. São Paulo: Ágora, 2002.

MALAQUIAS, M. C.; NONOYA, D. S.; CESARINO, A. C.; NERY, M. P. Psicodrama e relações raciais. Revista Brasileira de Psicodrama, 2016, v. 24, n. 2, p. 91-100.

ROJAS-BERMUDEZ, J. Introdução ao Psicodrama. São Paulo: Ágora, 2016.

MORENO, J. L. Fundamentos do Psicodrama. São Paulo: Summus Editorial, 1983.

MORENO, J. L. Quem sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama. V.2, Goiânia: Dimensão Editora, 1994.

SCHUCMAN, L. V. Racismo e antirracismo: a categoria raça em questão. Revista Psicologia e Política, 2010, vol. 10, n. 19, p. 41-55. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2010000100005&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1519-549X.

Publiée

2019-07-01

Comment citer

Maia Neto, M. N., & Oliveira, S. K. de M. (2019). Negritude como foco para intervenções artísticas e terapêuticas / Blackness as artistic and therapeutic focus. Revista De Psicologia, 10(2), 17–24. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31534