Habilidades Sociais Profissionais: produção científica nacional e relevância do tema para a saúde dos trabalhadores / Professional social skills: national scientific production and relevance of the theme to workers' health
Résumé
O mundo do trabalho passa por acentuadas transformações e o cenário atual requer trabalhadores que possuam, além de competências técnicas e conhecimento suficiente sobre sua área de atuação, competências humanas bem desenvolvidas. Nesse sentido, a presença das Habilidades Sociais Profissionais (doravante HSP) no repertório comportamental dos profissionais configura-se como importante instrumental para o atendimento das demandas do mundo do trabalho na contemporaneidade. O presente ensaio teórico objetiva, mediante levantamento bibliográfico de produções nacionais, obtido por meio dos mais importantes indexadores eletrônicos da área da Psicologia (Scielo, PepsiCo, BVS-Psi, Lilacs, Latindex e Redalyc), tecer considerações sobre as HSP e sua importância na atualidade, tanto para o repertório dos profissionais quanto para o êxito das organizações. Devido à importância da temática e sua relevância para as ações de prevenção do adoecimento psíquico – e, portanto, na promoção da saúde dos trabalhadores –, sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas para dar maior visibilidade às HSP.
Téléchargements
Références
Angélico, A. P., & Del Prette, A. (2011). Avaliação do repertório de habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(2), 207-217. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200001.
Argylc, M. (1980). The development of applied social psychology. In Gilmour, G. & Duks, S. (Orgs.). The development of Social Psychology. London, Academic Press.
Bandeira, M., & Quaglia, M. (2005). Habilidades sociais de estudantes universitários: identificação de situações sociais significativas. Interação em Psicologia, 9(1). doi: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v9i1.3285.
Villas Boas, A., Silveira, F., & Bolsoni-Silva, A. (2005). Descrição de efeitos de um procedimento de intervenção em grupo com universitários: um estudo piloto. Interação em Psicologia, 9(2). doi: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v9i2.4784.
Bolsoni-Silva, A. T. (2010). Intervenção em grupo para casais: descrição de procedimento analítico comportamental. In Garcia, M. C., Abreu, P. R., Cillo, E. N. P., Faleiros, P. B., & Piazzon, P. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Terapia Comportamental e Cognitivas (pp. 151-181). v. 27. Santo André: ESETec.
Bolsoni-Silva, A. T. (2008). Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais (RE-HSE-P): categorias e testagem preliminares. In Weber, L. D. (Org.). Família e desenvolvimento: visões interdisciplinares (pp. 145-158). Curitiba: Juruá.
Bolsoni-Silva, A. T., Salina-Brandão, A., Versuti-Stoque, F. M., & Rosin-Pinola, A. R. (2008). Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto. Psicologia: Ciência e Profissão, 28(1), 18-33. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003.
Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., Rosa, C. F., & de Oliveira, M. C. F. A. (2010). Caracterização das habilidades sociais de universitários. Contextos Clínicos, 3(1), 62-75. Recuperado em: 17 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822010000100007&lng=pt&tlng=pt.
Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10(2), 125-142. Recuperado em: 17 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452008000200002&lng=pt&tlng=pt.
Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10(2), 125-142. Recuperado em: 17 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452008000200002&lng=pt&tlng=pt.
Bolsoni-Silva, A. T., Silveira, F. F., & Ribeiro, D. C. (2008). Avaliação dos efeitos de uma intervenção com mães/cuidadoras: contribuições do treinamento em habilidades sociais. Contextos Clínicos, 1(1), 19-27. Recuperado em: 17 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822008000100003&lng=pt&tlng=pt.
Bolsoni-Silva, A. T. (2009). Habilidades sociais de universitários: procedimentos de intervenção na perspectiva da Análise do Comportamento. In Wielenska, R. C. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Desafios, soluções e questionamentos. v. 23. Santo André: ESETec Editores Associados, pp. 21-52.
Caballo, V. E. (2006). Manual de avaliação e treinamento em habilidades sociais. São Paulo: Livraria Santos Editora.
Canêo, L. C., Santos, L. H. Z. (2010). Treinamento de Habilidades Sociais. In Goulart Júnior, E., Canêo, L. C., & Lunardelli, M. C. F. (Orgs.). Experiências em gestão de pessoas nas organizações de trabalho (pp. 77-87). Bauru: Joarte.
Carneiro, A. A., & Teixeira, C. M. (2011). Avaliação de Habilidades Sociais em alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Psicologia Ensino & Formação, 2(1), 43-56. Recuperado em: 17 de set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612011000100005&lng=pt&tlng=pt.
Cia, F., & Sousa, C. P., Del Prette, Z. P., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho. Psicologia em Estudo, 11(1), 73-81. Recuperado em: 17 de set. 2018, de http://www.redalyc.org/comocitar.oa?id=287122090009.
Cordeiro, T. M. S. C., Mattos, A. I. S., Cardoso, M. C. B., Santos, K. O. B., & Araújo, T. M. (2016). Notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho entre trabalhadores na Bahia: estudo descritivo, 2007-2012. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 25(2), 363-372. https://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000200015.
Cunha, L. F., & Conceição, F. C. (2013). Habilidades sociais em militares de um esquadrão de helicópteros da Marinha do Brasil. R. Conex. SIPAER, 4(2), 69-77. Recuperado em: 17 de set. 2018, de http://conexaosipaer.cenipa.gov.br/index.php/sipaer/article/view/262.
Cunha, S. M., Carvalho, J. C. N., Kolling, N. M., Silva, C. R., & Kristensen, C. H. (2007). Habilidades sociais em alcoolistas: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 3(1), 31-39. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872007000100004&lng=pt&tlng=pt.
De Rue, D. S., & Myers, C. G. (2014). Leardership development: A review and agenda for future research. In D. V. Day (Ed.). Oxford Handbook of Leardership and Organizations (pp. 832-855). Oxford: Oxford University Press.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2011). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Eds.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 19-56). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2001a.). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001b). Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., & Barreto, M. C. M. (1998). Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma amostra de universitários. Psicologia Teoria e Pesquisa, 14(3), 219-128. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/20591/14664.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2002). Transtornos psicológicos e habilidades sociais. In H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz, & M. C. Scoz (Orgs.). Sobre comportamento e cognição: contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp. 377-386). Santo André: ESETec.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2003). Habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: Teoria e pesquisa sob um enfoque multimodal. In A. Del Prette, & Z. A. P. Del Prette (Orgs.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Alínea.
Falcone, E. O. (2002). Contribuições para o treinamento de habilidades de interação social. In H. J. Guilhardi, M. B. B. P. Madi, P. P. Queiroz, & M. C. Scoz. (Org.). Sobre comportamento e cognição: contribuições para a construção da teoria do comportamento (pp. 91-104). Santo André: ESETec.
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2008). Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeças caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo, Atlas.
Fonseca, R. M. C., & Carlotto, M. S. (2011). Saúde Mental e Afastamento do Trabalho em Servidores do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Psicologia em Pesquisa, 5(2), 117-125. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000200004&lng=pt&tlng=pt.
Giber, D., Lam, S. M., Goldsmich, M., & Bourke, J. (Eds.). (2009). Linkage Inc.’s Best Practices in leardeship development handbook. San Francisco, CA: Pfeiffer.
Gil-Rodrigues, F. (2011). Habilidades de trabalho em equipes nas organizações. In Ribeiro, M. J. F. X., Tadeucci, M. S. R., Araújo, E. A. S., & Del Prette, Z. A. P. (2011). III Seminário Internacional de Habilidade Sociais: Habilidades sociais, cultura, pesquisa e prática (Livro de Resumos e Programa). Taubaté (SP): Universidade de Taubaté.
Martins, C. S. R. (2013). Análise das habilidades sociais de adolescentes com e sem indicadores de dotação e influências sociodemográficas. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado em: 19 set. 2018, de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2912.
Melo, M. H. S., & Silvares, E. F. M. (2003). Grupo cognitivo-comportamental com famílias de crianças com déficits em habilidades sociais e acadêmicas. Temas em Psicologia, 11(2), 122-133. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2003000200006&lng=pt&tlng=pt.
Pellegrini, C. F. S., Calais, S. L., & Salgado, M. H. (2012). Habilidades sociais e administração de tempo no manejo do estresse. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 64(3), 110-129. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672012000300008&lng=pt&tlng=pt.
Pereira, C. S., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2004). A importância das habilidades sociais na função do técnico de segurança do trabalho. Argumento, 6, 103-113. Recuperado em: 19 set. 2018, de https://www.researchgate.net/publication/221931632_A_importancia_das_habilidades_sociais_na_funcao_do_tecnico_em_seguranca_do_trabalho.
Rimoldi, L. P., Silva, V. V. P., Goulart Junior, E., & Bolsoni-Silva, A. T. (2011). Programa de Treinamento de Habilidades Sociais para Gestores de Enfermagem de uma instituição hospitalar. In: Goulart Junior, E., Canêo, L. C. (Org.). Aprendizagens iniciais na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (pp. 134-144). Bauru: Joarte.
Rocha, M. M. (2009). Programa de habilidades sociais e educativas com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico dos filhos com TDAH. 251 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado em: 21 set. 2018, de Recuperado em: 21 set. 2018, de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2853?show=full.
Rodrigues, A. G., & Silva, A. (2012). Habilidades comunicativas e a rede social de apoio de idosos institucionalizados. Interamerican Journal of Psychology, 46(3), 403-411. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28425871009.
Rondina, R. C. (2010). A relação entre tabagismo e habilidades sociais: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(2), 80-93. Recuperado em: 19 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872010000200005&lng=pt&tlng=pt.
Sá-Rodrigues, M., Araújo, E. A. S., Ribeiro, M. J. F. X., Leon-Rubio, J. M. (2015). Habilidades interpessoais nas competências gerenciais e de liderança. In Del Prette, Z. A. P., Soares, A. B., Pereira-Guizzo, C. S., Wagner, M. F., & Leme, V. B. R. (Orgs). Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática (pp. 462-496). Novo Hamburgo: Synopys.
Sbicigo, J. B., & Lisbôa, C. S. M. (2009). Habilidades sociais e satisfação conjugal: um estudo correlacional. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5(2), 73-81. Recuperado em: 21 set. 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872009000200008&lng=pt&tlng=pt.
Segrin, C., & Taylor, M. (2007). Positive interpersonal relationships mediate the association between social skills and psychological well-being. Pers Indiv Differ, 43, p. 637-646, 2007. Recuperado em: 21 set. 2018, de Recuperado em: 21 set. 2018, de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191886907000359.
Silveira, A. M. S., Goulart Junior, E., Cardoso, H. F., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016a). Identificação de Habilidades Sociais Profissionais em líderes que atuam em unidades acadêmicas e administrativa de uma IES Pública. In Goulart Junior, E., Cardoso, H. F., Feijó, M. R., Camargo, M. L., & Campos, D. C. Psicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional na formação do psicólogo (pp. 57-71). Araraquara: Letraria.
Silveira, A. M. S., Goulart Junior, E., Cardoso, H. F., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016b). Habilidades Sociais Profissionais para Gestores de uma IES Pública: uma Proposta de Treinamento. In Goulart Junior, E., Cardoso, H. F., Feijó, M. R., Camargo, M. L., & Campos, D. C. Psicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional na formação do psicólogo (pp. 88-120). Araraquara: Letraria.
Pereira, C. S., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Habilidades sociais de trabalhadores com e sem deficiência física. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 339-346. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300007.
Vilela, L. O., Silva, A. C. C., Goulart Junior, E., Canêo, L. C., & Bolsoni-Silva, A. T. (2011). Treinamento em Habilidades Sociais como estratégia de intervenção de um programa de saúde segurança e qualidade de vida no trabalho. In Goulart Junior, E., & Canêo, L. C., (Orgs.). Aprendizagens iniciais na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (pp. 150-156). Bauru: Joarte.
Wagner, M. F., Oliveira, M. S., & Caballo, V. (2011). Treinamento de Habilidades Sociais e sua aplicabilidade na prática clínica. In Olivieira, M. S., & Andretta, I. (Orgs). Manual prática de terapia cognitivo-comportamental (pp. 537-552) São Paulo: Casa do Psicólogo.
Wu, Y. (2008). Social skill in the workplace: what is social skill and how does it matter? (Tese de Doutorado). University of Missouri, Columbia, SC. Recuperado em: 21 set. 2018, de Recuperado em: 21 set. 2018, de https://mospace.umsiystem.edu/xmlui/bitstream/handle/10355/5542/research.pdf?sequence=3.