Relato de experiência acerca das vivências na prática da disciplina de avaliação psicológica / Experience report about experiences in the practice of the psychological evaluation discipline

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.13

Résumé

A avaliação psicológica é função exclusiva do psicólogo e é uma ação fundamental para estruturar sua prática, sendo o ensino da avaliação fundamental na graduação de Psicologia. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre a prática de atividade de avaliação psicológica realizada na disciplina de Técnicas de Exames Psicológicos (TEP) em um curso de graduação de Psicologia. Para relatar essa experiência será descrito todos os passos das atividades realizadas pelos alunos da disciplina com intuito de vivenciarem o processo de avaliação psicológica ainda na graduação. Todas as etapas foram realizadas no espaço do Serviço Escola de Psicologia da Instituição de Ensino Superior em que as disciplinas foram ministradas. Como resultado dessa experiência notou-se um maior comprometimento dos alunos e melhor compreensão do processo de avaliação psicológica, que não se restringe ao ensino do uso de testes. Conclui-se que a atividade favoreceu o aprendizado da avaliação psicológica como um processo amplo, possibilitando contextualizar a sua prática de forma ética e cuidadosa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Ambiel, R. A. M., Barros, L. de O., & Batista, H. H. V. (2017). Competências na Avaliação Psicológica de Graduandos em Psicologia: Análise do Ensino e Experiência em Estágios. Psicologia: Ensino & Formação, 8(2), 3–13. https://doi.org/10.21826/2179-5800201782313

Bandeira, D. R.; Trentini, C. M., & Krug, J. S. (2016) Psicodiagnóstico: Formação, cuidados éticos, avaliação de demanda e estabelecimento de objetivos. Em Hutz, C. S. Psicodiagnóstico [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed.

Bardagi, M. P., Teixeira, M. A. P., Segabinazi, J. D., Schelini, P. W., & Do Nascimento, E. (2015). Ensino da avaliação psicológica no Brasil: levantamento com docentes de diferentes regiões. Avaliacao Psicologica, 14(2), 253–260. https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.10

Bicalho, P. P. G. de, & Vieira, E. da S. (2018). Direitos Humanos e Avaliação Psicológica : Indissociabilidade Human Rights and Psychological Assessment : Inseparability of the Professional Ethical-Political Commitment Derechos Humanos y Evaluación Psicológica : Inseparabilidad Introdução. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(núm. esp.), 147–158.

Borsa, J. C. (2016). Considerações sobre a Formação e a Prática em Avaliação Psicológica no Brasil Considerations about the Training and Practice in Psychological Assessment in Brazil. Temas Em Psicologia, 24(1), 131–143. https://doi.org/10.9788/TP2016.1-09

Bueno, J. M. H., & Peixoto, E. M. (2018). Avaliação Psicológica no Brasil e no Mundo. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 108–121. https://doi.org/10.1590/1982-3703000208878

Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução nº 9, de 25 de abril de 2018. Resgatado de: satepsi.cfp.org.br/docs/Resolução-CFP-nº-09-2018-com-anexo.pdf

Dourado, L. F. M., & Silva, R. S. (2016). AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E CONTEXTOS DE ATUAÇÃO : Possibilidades na relação Teoria e Prática. Revista Diálogos Acadêmicos, 5(1), 36–45.

Finelli, L. A. C. F., Freitas, S. R., & Cavalcanti, R. L. (2015). Docência em avaliação psicológica: a formação no Brasil. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, (12), 029-034. doi: 10.17979/reipe.2015.0.12.567

Freires, L. A., Filho, J. H. da S., Monteiro, R. P., Loureto, G. D. L., & Gouveia, V. V. (2017). Ensino da avaliação psicológica no Norte brasileiro : analisando as ementas das disciplinas. Avaliação Psicológica, 16(2), 205–214. https://doi.org/10.15689/AP.2017.1602.11

Guzzo, R. S. L., Moreira, A. P. G., & Mezzalira, A. S. da C. (2011). Avaliação psicossocial: desafios para a prática profissional nos contextos educativos. Aval. Psicol, 10(2), 163–171.

Mendes, L. S., Nakano, T. de C., Silva, I. B., & Sampaio, M. H. de L. (2013). Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(2), 428–445. https://doi.org/10.1590/s1414-98932013000200013

Moralez De Figueiredo, R., & Paduan De Oliveira, M. A. (1995). Necessidades De Estudantes Universitários Para Implantação De Um Serviço De Orientação E Educação Em Saúde Mental*. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 3(1), 5–18. https://doi.org/10.1590/S0104-11691995000100002

Noronha, A. P. P. (2002). Os problemas mais graves e mais freqüentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 135–142. https://doi.org/10.1590/s0102-79722002000100015

Noronha, A. P. P., & Alchieri, J. C. (2004). Conhecimento em avaliação psicológica. Estudos de Psicologia (Campinas), 21(1), 43–52. https://doi.org/10.1590/s0103-166x2004000100004

Noronha, A. P. P., Primi, R., & Alchieri, J. C. (2004). Parâmetros psicométricos: uma análise de testes psicológicos comercializados no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 24(4), 88–99. https://doi.org/10.1590/s1414-98932004000400011

Noronha, A. P. P., & Reppold, C. T. (2010). Considerações sobre a avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(spe), 192–201. https://doi.org/10.1590/s1414-98932010000500009

Patto, M. H. S. (1997). Para uma Crítica da Razão Psicométrica. Psicologia USP, 8(1), 47–62. https://doi.org/10.1590/S0103-65641997000100004

Paula, A. V. de, Pereira, A. S., & Nascimento, E. do. (2007). Opinião de alunos de psicologia sobre o ensino em avaliação psicológica. Psico-USF, 12(1), 33–43. https://doi.org/10.1590/s1413-82712007000100005

Reppold, C. T., Paula, A., & Noronha, P. (2018). Impacto dos 15 Anos do Satepsi na Avaliação Psicológica Brasileira Impact of 15 Years of Satepsi on Brazilian Psychological Assessment Introdução Desenvolvimento. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(núm. esp.), 6–15.

Publiée

2021-01-01

Comment citer

Viana-Meireles, L. G., Alves Sousa, D., Brito do Rego, M., & Pachêco Cornéli, T. (2021). Relato de experiência acerca das vivências na prática da disciplina de avaliação psicológica / Experience report about experiences in the practice of the psychological evaluation discipline. Revista De Psicologia, 12(1), 164–172. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.13