Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem

Auteurs

  • Edson Francisco Andrade Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

Construtivismo, Sócio-Interacionismo, Interdisciplinaridade, Protagonismo discente.

Résumé

O artigo analisa as concepções particulares, defendidas tanto por profissionais da educação (em suas posições individuais) como por instituições de ensino, no entorno da proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Em confronto com as acepções tomadas particularmente sobre o tema, apresenta-se elementos substanciais, retirados do cerne das obras de Lev Vygotsky e Jean Piaget, com o propósito de colocar em evidência o sentido e o significado da relação sujeito/meio ambiente no processo de construção do conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edson Francisco Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo, mestrando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Téléchargements

Publiée

2010-06-01

Comment citer

Andrade, E. F. (2010). Contribuições da psicologia para a proposta construtivista de ensino-aprendizagem. Revista De Psicologia, 1(1), 131–142. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/53

Numéro

Rubrique

Artigos