Significados atribuídos ao sofrimento psíquico por parte de profissionais emergencistas

Auteurs

  • Hilda Coutinho Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Yvana Coutinho Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Edilma Casimiro Gomes Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Ieda Cabral Mota
  • João Jorge de Souza Neto Universidade de Fortaleza

Mots-clés :

sofrimento psíquico, psicodinâmica, emergencistas, hospital público

Résumé

Esta pesquisa tratou dos sentidos atribuídos ao sofrimento psíquico, quanto a sua configuração e estraté­gias de enfrentamento, por parte de doze profissionais que de emergência hospitalar pública localizada em Fortaleza (Ceará). Concretizou-se através do método qualitativo e da observação participante e entrevista semi-estruturada. Foram analisadas vinte e oito sessões de observação e doze entrevistas com o grupo composto por quatro médicos, quatro enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem. Considerou-se as expressões comportamentais e verbais dos sujeitos nas Salas de Recepção, Medicação, Parada Cardía­ca ou Respiratória, Observação I e II e Extra, que possibilitaram o destaque de questões recorrentes no âmbito plural do material, quando se buscou decifrar seus significados. O estudo do sofrimento psíquico foi feito segundo categorias previamente estabelecidas. Seus conteúdos foram compreendidos com base na Psicanálise e, mais especificamente, nas idéias dejourianas referentes à psicodinâmica do trabalho. Suas descobertas, inaplicáveis a generalizações, foram inseridas nas considerações finais: o trabalho na emergência significou altruísmo e aprendizagem; houve precariedade de recursos materiais e humanos, e riscos psicofísicos no âmbito das condições de trabalho; existiram desafios, ritualização, subordinação e conflitos no campo da organização do trabalho; o sofrimento psíquico se configurou como o conflito entre a onipotência e a vulnerabilidade; as estratégias de enfrentamento abrangeram distúrbios físicos e emo­cionais, defesas (negação, identificação, ilusão grupal), e família, lazer e religião.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hilda Coutinho Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciências Médicas, na Área de Saúde Mental pela UNICAMP e Profª Adjunto da Universidade federal do Ceará.

Yvana Coutinho Oliveira, Universidade de Fortaleza

Mestra em Psicologia e Subjetividade pela UNIFOR, Profª Adjunto da UNIFOR e Terapeuta Ocupacional.

Edilma Casimiro Gomes Serafim, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Saúde Pública pela UFC e Enfermeira

Ieda Cabral Mota

Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará e Assistente Social.

João Jorge de Souza Neto, Universidade de Fortaleza

Aluno do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFOR

Téléchargements

Publiée

2010-07-01

Comment citer

Oliveira, H. C., Oliveira, Y. C., Serafim, E. C. G., Mota, I. C., & Neto, J. J. de S. (2010). Significados atribuídos ao sofrimento psíquico por parte de profissionais emergencistas. Revista De Psicologia, 1(2), 140–150. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/64

Numéro

Rubrique

Artigos