Função escolar x evasão: a falência da educação para o trabalho
Mots-clés :
Função da escola, evasão escolar, educação para o trabalho.Résumé
O artigo apresenta a discussão de uma pesquisa realizada numa escola da rede pública de Fortaleza-CE, como parte de uma disciplina de Psicologia Escolar. A pesquisa investigou as relações entre a função da escola e evasão escolar, pelo ponto de vista de educadores e alunos. Foi utilizado o referencial teórico foucaultiano para a análise dos dados. Como resultados, podemos apontar que há um desencontro entre a função que a escola deveria assumir na ótica dos alunos e a função que os educadores a fazem assumir ao se comprometerem com determinadas obrigações institucionais, resultando disso a massiva evasão encontrada no estabelecimento em questão. Compreendemos que o fato de a escola pública não assegurar uma vaga no mercado de trabalho especializado para seus alunos, via vestibular ou ensino técnico, contrapõe-se à função escolar de educação para o trabalho. Estando enfraquecida nessa função, a escola não consegue manter seus alunos, mesmo apelando para os mais diversos mecanismos de controle disciplinares.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2010-07-01
Comment citer
Alencar, H. F., Magalhães, T. O., Miranda, L. L., Pontes, A. K., Amaral, C. E. M., Castro, I. N., & Andrade, R. V. (2010). Função escolar x evasão: a falência da educação para o trabalho. Revista De Psicologia, 1(2), 151–162. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/65
Numéro
Rubrique
Artigos