Brincar como linguagem da criança: contribuições contemporâneas

Autores

  • Joyce Hilario Maranhão Universidade Federal do Ceará- Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
  • Camilla Araújo Lopes Vieira Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família e Departamento de Psicologia - campus Sobral.

Palavras-chave:

Psicanálise, brincar. consituição psíquica, infância

Resumo

Esse estudo teórico apresenta um levantamento bibliográfico acerca das contribuições teóricas da clínica psicanalítica freudo-lacaniana no que se refere à constituição psíquica e à função do brincar como uma modalidade da fantasia. O objetivo foi realizar uma interlocução entre os escritos de Freud e Lacan com as ideias de autores psicanalíticos contemporâneos, que têm construído um conhecimento sobre a clínica psicanalítica com crianças. Realizou-se o levantamento bibliográfico das obras dos autores Ciaccia (2005), Flesher (2012), Kraemer e Betts (1989), Jerusalinsky (2004), Oliveira (2008), Santa-Roza (1993), Souza (2007), Vidal (1992). O estudo orientou atividades com crianças em uma instituição não governamental em que o brincar foi um dos caminhos possíveis para a escuta do sujeito na infância, discurso este produzido a partir da significação de suas vivências em contexto de privação alimentar e vulnerabilidade socioeconômica. Acredita-se que a apropriação da teoria psicanalítica sobre o brincar e sua relação com a constituição do sujeito pode auxiliar na construção de espaços que proporcionam a capacidade lúdica e o agenciamento de narrativas criativas, a fim de que o sujeito possa expressar suas fantasias e dar sentido as suas vivências no laço social.

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Biografia do Autor

Joyce Hilario Maranhão, Universidade Federal do Ceará- Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família. Especialista em Pediatria e Psicopedagogia.

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família e Departamento de Psicologia - campus Sobral.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. Pós-doutoranda do programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora visitante da UERJ.

Referências

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

Maranhão, J. H., & Vieira, C. A. L. (2017). Brincar como linguagem da criança: contribuições contemporâneas. Revista De Psicologia, 8(2), 27–33. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11734

Edição

Seção

Artigos