Liderança, estilos pessoais, estratégias e desempenho de micro e pequenos empresários do setor industrial de Fortaleza
Palavras-chave:
Características pessoais. Comportamento empresarial. Desempenho. Micro e pequena empresa.Resumo
Este estudo investigou as relações entre características pessoais, tendências de caráter e estratégias adotadas por empresários e sua relação com o sucesso de pequenas empresas do setor industrial de Fortaleza. As análises dos dados coletados mostraram que, a exemplo do que foi comprovado em estudos anteriores, determinadas características pessoais são mais associadas ao bom desempenho empresarial e tal associação é reforçada por estratégias relevantes para esse tipo de empresário. Além de comprovar achados de estudos anteriores sobre essas relações, o estudo atual revelou que é possível identificar traços de caráter que, somados ou identificados com características pessoais e estratégias psicológicas ou empresariais, melhoram o desempenho empresarial. Identificou-se uma tendência predominante dos seguintes estilos de caráter no grupo pesquisado: individualista cívico e coletivista seguidos do individualista heróico, narcisista e obsessivo. A consciência de sua competência, assumir o trabalho como valor supremo, compartilhar suas decisões e ter a capacidade de reavaliação a partir dos próprios erros foram algumas características relacionadas aos estilos: individualista cívico e coletivista. O estudo evidenciou que empresários com bons índices de desempenho são também os mais satisfeitos e realizados a nível pessoal e profissional, reforçando a relação entre sucesso objetivo e subjetivo. Entre as estratégias mais utilizadas, “orientação empresarial para o desempenho da empresa e dos empregados”, “prática da inovação e do uso da criatividade” e “profissionalismo” estão entre as mais efetivas para o alcance do sucesso empresarial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-07-01
Como Citar
Silva, F. R. de M. (2011). Liderança, estilos pessoais, estratégias e desempenho de micro e pequenos empresários do setor industrial de Fortaleza. Revista De Psicologia, 2(2), 76–92. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/88
Edição
Seção
Artigos