Satisfação do paciente oncológico diante da assistência de enfermagem

Authors

  • Luciana Da Conceição Silva
  • Irena Penha Duprat
  • Marinho Da Silva Correia
  • Havany Thayany Pereira Ramalho
  • Josemir De Almeida Lima

Keywords:

Satisfação do Paciente, Enfermagem, Humanização da Assistência.

Abstract

 Objetivo: analisar a satisfação do paciente oncológico diante da assistência de enfermagem. Métodos: pesquisa descritiva, quantitativa, com 190 pacientes em tratamento quimioterápico ambulatorial no Centro de Alta Complexidade em Oncologia, através de questionário. Resultados: 185 entrevistados (97,4%; IC 95,0% 94,7–99,9) disseram sempre estar satisfeitos com a assistência prestada, no entanto, menos de um terço avaliaram que carisma (34,2%; IC 95,0 % 27,4–39,5), respeito as suas decisões (31,6%; IC 95,0% 24,7–37,4) e comunicação clara (26,3%; IC 20,0–31,1) são fatores decisivos para sua satisfação. Conclusão:o estudo revelou um excelente nível de satisfação dos pacientes diante da assistência de enfermagem, embora alguns fatores considerados, pelos usuários, como determinantes para a identificação deste sentimento, não tenham sido apontados de forma expressiva, justificando a necessidade de uma reflexão crítica, na ótica do profissional, que favoreça a implantação de mudanças e, consequentemente, melhor atendam às expectativas e necessidades do paciente.

 

 

Published

2015-12-21

How to Cite

Silva, L. D. C., Duprat, I. P., Correia, M. D. S., Ramalho, H. T. P., & Lima, J. D. A. (2015). Satisfação do paciente oncológico diante da assistência de enfermagem. Rev Rene, 16(6), 856–862. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2876

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)