Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem

Authors

  • Gabriella Cristine Guerra de Carvalho
  • Luciano César Pereira Campos Leonel
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
  • Roselma Lucchese
  • Carla Natalina da Silva Fernandes

Keywords:

Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem.

Abstract

O objetivo do estudo foi acompanhar e descrever o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, sob a ótica de docentes e discentes. Tratou-se de estudo qualitativo e descritivo, realizado com treze participantes entre docentes e discentes, de abril de 2010 a junho de 2011, em Catalão, GO, Brasil. Utilizou-se o grupo operativo como tecnologia para acompanhamento e coleta de dados. Ao final de cada reunião foi constituída uma crônica, submetida à análise de conteúdo temática, de onde emergiram duas categorias, que revelaram como potencialidade do processo ensino-aprendizagem a interdisciplinaridade da matriz curricular, e como limitadores a imaturidade dos estudantes e a relação interpessoal conflituosa entre acadêmicos e docentes. O trabalho em pequenos grupos demonstrou-se importante ferramenta pedagógica; o grupo operativo mostrou-se assertivo na gestão do ensino e na condução da pesquisa.

Published

2014-06-20

How to Cite

Carvalho, G. C. G. de, Leonel, L. C. P. C., Souza, M. C. B. de M. e, Lucchese, R., & Fernandes, C. N. da S. (2014). Grupo operativo como estratégia para acompanhamento do Projeto Pedagógico de Curso em Enfermagem. Rev Rene, 15(3). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3197

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)