Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria

Authors

  • Karina Faine da Silva Freitas
  • Marília de Fátima Vieira de Oliveira
  • Márcia Maria Bragança Lopes
  • Telma Eliane Garcia
  • Milena Silva dos Santos
  • Geyse Aline Rodrigues Dias

Keywords:

Enfermagem, Ensino, Saúde Mental.

Abstract

Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas.

Published

2014-10-21

How to Cite

Freitas, K. F. da S., Oliveira, M. de F. V. de, Lopes, M. M. B., Garcia, T. E., Santos, M. S. dos, & Dias, G. A. R. (2014). Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria. Rev Rene, 15(5). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3269

Issue

Section

Experience Report

Most read articles by the same author(s)