Sociodrama: estratégia para autorreflexão de enfermeiros sobre a cegueira

Autores

  • Inacia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB
  • Francisco Stélio de Sousa Universidade Estadual da Paraíba.
  • Ana Paula Andrade Ramos
  • Fabiana Coriolano Ribeiro Cavalcante
  • Cibely Freire de Oliveira

Palavras-chave:

Cegueira, Enfermagem, Educação em Saúde, Psicodrama.

Resumo

Objetivo: investigar as autoexpressões de mestrandas acerca dos sentimentos, dificuldades e desafios decorrentes da participação em sociodrama “como se” fossem cegas. Métodos:estudo qualitativo. Participaram oito mestrandas em enfermagem. Utilizaram-se sociodrama, uma filmadora e Análise de Conteúdo. Na execução do sociodrama, foram seguidas as etapas de aquecimento, dramatização, comentários e processamento teórico. Resultados:emergiram as categorias temáticas: O papel de cega desencadeando limitação, bloqueio e medo; O papel de cega desencadeando uma noção confusa do próprio corpo; A espontaneidade-criatividade manifestada pelas mestrandas. Conclusão: as mestrandas expressaram o sentimento de medo ao se mobilizarem em ambiente com o qual já estavam familiarizadas, tiveram dificuldade para se alimentar devido à noção confusa do próprio corpo, e puderam refletir acerca do desafio que é cuidar da pessoa cega, pois perceberam que, profissionalmente, estavam despreparadas para cuidar destes indivíduos.

Biografia do Autor

Inacia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Saúde Pública, Mestrado em Enfermagem Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande-PB. Brasil. Bolsista de Produtividade CNPq.

Francisco Stélio de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba.

Enfermeiro. Doutor. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Docente permanente do Programa associado de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande-PB. Brasil.

Fabiana Coriolano Ribeiro Cavalcante

Enfermeira. Mestre. Enfermeira do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros. Recife-PE. Brasil

Cibely Freire de Oliveira

Enfermeira. Mestre. Docente da Faculdade Paschoal Dantas. São Paulo-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

França, I. S. X. de, Sousa, F. S. de, Ramos, A. P. A., Cavalcante, F. C. R., & Oliveira, C. F. de. (2016). Sociodrama: estratégia para autorreflexão de enfermeiros sobre a cegueira. Rev Rene, 17(4), 498–505. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4941

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>