Reflexão sobre o processo ensinar aprender no laboratório de enfermagem

Autores

  • Cleide Oliveira Gomes
  • Glaucea Maciel de Farias
  • Rosineide Santana de Brito
  • Gilson Vasconcelos Torres
  • Raimunda Medeiros Germano

Palavras-chave:

Ensino, Técnicas e procedimentos de laboratório, Enfermagem, Sujeitos da pesquisa.

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, relacionada ao ensino no laboratório de enfermagem tendo como objetivos identificar sua contribuição com o processo ensinar/aprender, analisando igualmente sua importância nesse processo. A revisão histórica acerca do ensino das técnicas de enfermagem, comprova que este sempre foi realizado no laboratório de enfermagem. Os novos estudos sobre o tema, além de reforçarem essa idéia, apontam para mudanças desse ensino, ressaltando a importância do agir reflexivo, permeando o saber fazer de forma científica e humanizada. Pensando o processo ensino/aprendizagem, os autores analisados ressaltam que o ambiente menos estressante do laboratório de enfermagem diminui o nível de tensão do aluno, pois é o local adequado para superar dificuldades, facilitar a aprendizagem e possibilitar a articulação da teoria com a prática, o saber e o fazer, permitindo aproximações entre o sujeito que aprende e o objeto da aprendizagem.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000014

Downloads

Publicado

2005-02-19

Como Citar

Gomes, C. O., Farias, G. M. de, Brito, R. S. de, Torres, G. V., & Germano, R. M. (2005). Reflexão sobre o processo ensinar aprender no laboratório de enfermagem. Rev Rene, 6(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5480

Edição

Seção

Artigos de Reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>