Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre o ensino-aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Authors

  • Yara Nayá Lopes de Andrade Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Elielza Guerreiro Menezes Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Mara Julyete Arraes Jardim Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Jéssica Sâmia Silva Tôrres Ribeiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Rodson Glauber Ribeiro Chaves Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Keywords:

Enfermagem, Processos de Enfermagem, Ensino.

Abstract

Objetivo: analisar o conhecimento de acadêmicos de Enfermagem acerca do processo ensino-aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Métodos: pesquisa do tipo analítico transversal, realizada com 111 discentes do curso de graduação em Enfermagem, por meio de um formulário. Para análise, foi realizado cálculo das frequências e percentuais estatísticos. Resultados: 42,0% relataram utilização de metodologia de ensino tradicionalista. 54,9% consideram que a maior dificuldade estava em relacionar teoria e prática. 34,3% relataram se tratar de desinteresse parcial dos discentes. 33,3% apontaram divergência metodológica dos docentes. Conclusão: a principal dificuldade dos acadêmicos pesquisados no processo de ensino-aprendizagem ocorria pela lacuna existente entre o conhecimento teórico e a aplicabilidade prática, juntamente com a forma de ensino predominantemente tradicionalista.

Author Biographies

Elielza Guerreiro Menezes, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do Dinter com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Mara Julyete Arraes Jardim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Jéssica Sâmia Silva Tôrres Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Rodson Glauber Ribeiro Chaves, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeira com doutorado (2008) pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão onde ensina na graduação e pós-graduação (Residência Multiprofissional, Mestrado Acadêmico de Enfermagem e Mestrado Profissionalizante da Rede Nordeste em Saúde da Família)

Published

2016-10-30

How to Cite

Andrade, Y. N. L. de, Menezes, E. G., Jardim, M. J. A., Ribeiro, J. S. S. T., Chaves, R. G. R., & Rolim, I. L. T. P. (2016). Conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre o ensino-aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev Rene, 17(5), 602–609. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6181

Issue

Section

Research Article

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