Efeito da prática do Pilates Solo na massa muscular de mulheres idosas

Authors

  • Leliz Cristina Sampaio Queiroz Centro Universitário - Unicesumar
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini Centro Universitário- Unicesumar
  • Rose Mari Bennemann
  • Eraldo Schunk Silva UEM - Universidade Estadual do Paraná

Keywords:

Estudo transversal, com coleta de dados primários e com amostra de conveniência.

Abstract

Objetivo: verificar se a prática de Pilates Solo aumenta a massa muscular de mulheres idosas. Métodos: estudo quase-experimental, com coleta de dados primários e com amostra de conveniência. Avaliou-se a massa muscular de 43 idosas por 11 semanas, por meio do cálculo da área muscular do braço, antes e depois da intervenção. Resultados: foi verificada diferença estatisticamente significativa (p<0,002) entre o valor da média da área muscular do braço, antes (35,56cm2) e após a prática dos exercícios (42,72cm2). Conclusão: o programa de Pilates aplicado no solo gera efeito positivo no aumento da massa muscular de idosas.

Author Biography

Leliz Cristina Sampaio Queiroz, Centro Universitário - Unicesumar

Concluiu Mestrado em Promoção da Saúde pelo Centro Educacional - Unicesumar. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará (2007). Atualmente é autônoma e trabalha com Pilates para idosos. Possui experiencia em escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Published

2016-10-30

How to Cite

Queiroz, L. C. S., Bertolini, S. M. M. G., Bennemann, R. M., & Silva, E. S. (2016). Efeito da prática do Pilates Solo na massa muscular de mulheres idosas. Rev Rene, 17(5), 618–625. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6185

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>