Construção participativa de uma linha de cuidado ao trabalhador com Lesão por Esforços Repetitivos

Authors

  • Amélia Romana Almeida Torres faculdades INTA- Sobral.
  • Ivana Cristina Holanda Cunha Barreto
  • Izabelle Mont´Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral-Ceará, Brasil.
  • Valéria Bastos Gomes

Keywords:

Saúde do Trabalhador, Serviços de Saúde, Transtornos Traumáticos Cumulativos.

Abstract

Objetivo: construir uma linha de cuidado integral para o trabalhador com lesões por esforços repetitivos. Métodos: pesquisa-ação com ações da linha de cuidado foram construídas em quatro oficinas, com a participação de 32 profissionais, gestores e usuários da atenção primária, secundária e terciária. Foram incluídas na linha de cuidado as ações que obtiveram 80,0% de concordância dos participantes. Resultados: a Estratégia Saúde da Família foi definida como principal porta de entrada, coordenadora e ordenadora do cuidado e pela vigilância à saúde do trabalhador no seu território. Como porta de entrada secundária, em casos de urgência, ficaram hospitais de referência. A rede de atenção especializada ficou responsável pelo diagnóstico, tratamento e reabilitação de casos referenciados. Conclusão: a linha de cuidado construída pela pesquisa-ação permitiu a visualização de um fluxo para atenção aos trabalhadores e pode ser referência para outros municípios.

 

Author Biography

Ivana Cristina Holanda Cunha Barreto

Médica, Doutora em medicina na área de Pediatria pela Universidade de São Paulo em 2006. Atualmente é professora Especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz- CE. Atua como docente no Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará. Possui Estágio Pós-Doctor no Departamento de Ciências da Educação na Universidade de Montreal-Canadá.

Published

2016-10-30

How to Cite

Torres, A. R. A., Barreto, I. C. H. C., Albuquerque, I. M. N., & Gomes, V. B. (2016). Construção participativa de uma linha de cuidado ao trabalhador com Lesão por Esforços Repetitivos. Rev Rene, 17(5), 626–635. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6187

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)