Formação de citotécnicos com metodologia híbrida
a EAD e sua contribuição para a detecção precoce do câncer do colo do útero no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.a3Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Educação Profissionalizante, Câncer do Colo do úteroResumo
Introdução: O câncer do colo do útero, em todo o mundo, está entre os de maior incidência. Essa patologia mata anualmente, em nosso país, 16.370 mulheres, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, onde responde por 8,1% das mortes. O profissional citotécnico pode contribuir atuando tanto na prevenção quando na detecção precoce do câncer da cérvix uterina. Objetivo: propor a reestruturação da formação de citotécnicos no Brasil mediante uso de metodologia híbrida. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados dos Periódicos CAPES, LILACS e SCIELO com os descritores: “Tecnologia educacional”, “Exame colpocitológico” e “Câncer do colo do útero”, além de análise documental da matriz curricular atual, adaptando-a para a metodologia híbrida. Resultados: Esta pesquisa propõe que a matriz curricular seja reestruturada, dividida em três etapas, utilizando a educação presencial ou a EaD de acordo com a característica de cada disciplina, oferecendo três turmas por ano. Conclusão: Com a reestruturação da formação dos citotécnicos por meio da metodologia híbrida, seria possível maximizar o potencial desses profissionais para atuar na detecção precoce do câncer do colo de útero, além de favorecer o alcance dos indivíduos a serem qualificados, rompendo dificuldades geográfico-sociais do Brasil.
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