O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O corpo do texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 11-pontos (Fonte: Roboto); as figuras e tabelas estão inseridas no texto ou no final do documento na forma de anexos (preferencialmente nos anexos quando grandes).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na página Sobre a Revista (Menu superior > Sobre).
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas comuns a todas as seções:

Fonte Roboto (ou arial para as versões originais) tamanho 11 (nas citações e notas de rodapé usar 10)
Título com apenas a primeira letra em maiúsculo
Página tamanho A4 (21cm X 29,7cm)
Espaço 1,5 para o corpo do texto (espaço simples nas citações, Resumo e Abstract. Nestes, colocar também em itálico)

Texto justificado - exceto as referências (alinhadas à esquerda).
Margem superior e lateral esquerda de 3 cm
Margem inferior e lateral direita de 2 cm 

Para vizualizar outras normas de publicação, clique aqui.

Normas de homogeneidade: 

Palavras estrangeiras - só itálico sem aspas;
Palavras brasileiras usadas em sentido figurado - itálico com aspas;
Utilização dos Descritores em Ciências da saúde (DECS) para as palavras-chave e keywords;

Números ordinais: até nove - só por extenso, números ordinais de 10 em diante - só o algarismo;
Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso, seguida da abreviatura/sigla dentro de parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla;
Unidades de pesos e medidas: comprimento, altura, peso e volume devem ser medidos pelo sistema métrico (metro, kilômetro, litro…) ou seus múltiplos decimais. Temperatura deve ser medida em Graus Celcius. Pressão sanguínea preferencialmente em milímetros de mercúrio.
Uso de letras maiúsculas ou minúsculas: uniformizar, pelo menos, a cada artigo;
Uso de grifo: não se grifa espaços;
Tempo verbal: uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;
Pessoa gramatical: uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira a pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas;

Normas de composição dos Artigos Originais e Relatos de Experiência:

  • Título e subtítulo;
  • Título e subtítulo em inglês;
  • Autor(es);
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Abstract;
  • Keywords;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento (teoria, método, resultados e discussões);
  • Conclusão;
  • Notas explicativas (opcional);
  • Agradecimentos, caso houver;
  • Referências;
  • Glossário (opcional);
  • Apêndice(s) (opcional);
  • Anexo(s) (opcional).

> Veja aqui o layout Padrão

Normas de composição dos Projetos para Aplicativos de Jogos Educacionais:

  • Título e subtítulo;
  • Título e subtítulo em inglês
  • Autor(es);
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Abstract;
  • Keywords;
  • Proposta pedagógica (descrição do funcionamento do jogo e seu objetivo educacional);
  • Proposta tecnológica (descrição dos recursos e do modo de operação tecnológica do jogo);
  • Notas explicativas (opcional);
  • Agradecimentos, caso houver;
  • Referências;
  • Glossário (opcional);
  • Apêndice(s) (opcional);
  • Anexo(s) (opcional).

> Veja aqui o layout Padrão

Resumos de Teses e Dissertações:

> Resumo e abstract devem conter:

  • Objetivo;
  • Método;
  • Resultados;
  • Conclusão;
  • Referências (caso citadas no resumo);
  • Palavras-chave.

> Especificar referência da Tese ou da Dissertação em questão.

> Veja aqui o layout padrão para resumos de teses e dissertações

Resenha crítica:

  • Título e subtítulo;
  • Autor (es);
  • Referência da obra;
  • Exposição da obra;
  • Apresentação da estrutura;
  • Descrição do conteúdo;
  • Análise crítica;
  • Recomendação;
  • Identificação do autor da obra resenhada.

> Veja aqui o layout Padrão

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.