O impacto das fake news na pesquisa científica
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.re1Palavras-chave:
Pesquisa, Saúde pública, Educação em saúdeResumo
Introdução: Define-se fake news como artigos que são intencionalmente falsos, passíveis de serem verificados e que podem enganar os leitores. Objetivo: Descrever o impacto das fake news sobre uma pesquisa científica em Uberlândia, Minas Gerais. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada entre outubro e novembro de 2019 por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A área de coleta dos relatos das fake news compreende os bairros participantes do estudo. Foram analisadas as variáveis quantitativas, por meio de números brutos e medidas de frequência, e as qualitativas, mediante descrições de conteúdo das notícias falsas. Resultados: Pesquisadores e coordenadores realizaram a pesquisa, coletando o material biológico e entrevistando a população. Algumas estratégias pré-comunicacionais por meio de TV aberta e de internet foram utilizadas para divulgação do estudo. Nos dias da coleta, observaram-se de maneira crescente os relatos de falsas notícias associadas à pesquisa que impactaram negativamente o andamento do estudo e geraram prejuízo de R$ 5.043,96. Alguns moradores se recusaram a participar da pesquisa em virtude da existência de fake news. Conclusão: Observando a intensificação de fake news e os prejuízos no projeto, concluímos a necessidade do estudo desse tipo de notícia e seu impacto em pesquisas científicas.
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