O impacto das fake news na pesquisa científica

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/10.36517/resdite.v5.n3.2020.re1

Palavras-chave:

Pesquisa, Saúde pública, Educação em saúde

Resumo

Introdução: Define-se fake news como artigos que são intencionalmente falsos, passíveis de serem verificados e que podem enganar os leitores. Objetivo: Descrever o impacto das fake news sobre uma pesquisa científica em Uberlândia, Minas Gerais. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada entre outubro e novembro de 2019 por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A área de coleta dos relatos das fake news compreende os bairros participantes do estudo. Foram analisadas as variáveis quantitativas, por meio de números brutos e medidas de frequência, e as qualitativas, mediante descrições de conteúdo das notícias falsas. Resultados: Pesquisadores e coordenadores realizaram a pesquisa, coletando o material biológico e entrevistando a população. Algumas estratégias pré-comunicacionais por meio de TV aberta e de internet foram utilizadas para divulgação do estudo. Nos dias da coleta, observaram-se de maneira crescente os relatos de falsas notícias associadas à pesquisa que impactaram negativamente o andamento do estudo e geraram prejuízo de R$ 5.043,96. Alguns moradores se recusaram a participar da pesquisa em virtude da existência de fake news. Conclusão: Observando a intensificação de fake news e os prejuízos no projeto, concluímos a necessidade do estudo desse tipo de notícia e seu impacto em pesquisas científicas.

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Biografia do Autor

Mariana Giorgiani, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Hiléia Carolina de Oliveira Valente, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Izabela Lima Perissato, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Larissa Fernanda de Deus Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Máyra Bernardes Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Luiz Carlos Gebrim de Paula Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicada. Docente da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Jean Ezequiel Limongi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicada. Docente da Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Medicina Tropical. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-12-22