Construção e avaliação de um curso online sobre Lesões por Pressão
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Informática MédicaResumo
O avanço tecnológico permitiu a utilização de novas tecnologias educacionais para a construção de um processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Destaca-se na saúde, a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem, que atuam como suporte para a educação continuada dos profissionais. Objetivo: desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem sobre lesões por pressão. Método: trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica para criação de um ambiente virtual de aprendizagem sobre lesões por pressão. Foram percorridas três etapas, a saber: 1. Planejamento; 2. Desenvolvimento e 3. Avaliação. Resultados: o ambiente virtual de aprendizagem foi intitulado “Curso Introdutório: Lesões de pele” e é composto por sete módulos: seis aulas e um módulo de atividades. Cada módulo é composto por apresentação, objetivos de aprendizagem, material em PDF e fórum de discussão. O ambiente virtual de aprendizagem foi avaliado uma banca de juízes, com os resultados obtidos, pode-se dizer que a avaliação foi positiva indicando um software de qualidade. Conclusão: o desenvolvimento de AVAs de caráter livre, utilizando software livre e interfaces amigáveis permite que o conhecimento seja construído a qualquer momento pelo usuário, facilitando o aprendizado significativo e continuado em saúde.
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