Tecnologias educativas para doenças crônicas não transmissíveis: revisão integrativa de literatura

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Doença crônica, Cuidados de enfermagem, Tecnologia educacional

Resumo

Objetivo: Investigar as tecnologias utilizadas para educação em saúde nas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Metodologia: Revisão integrativa da literatura realizada no mês de abril de 2019 com estudos publicados de 2009 a 2018 selecionados no Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil. Foram encontrados 320 artigos e após análise, nove foram selecionados. Resultados: As tecnologias de educação em saúde utilizadas para doenças crônicas foram aplicadas na atenção primária e hospitalar, abordando a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. As mais utilizadas foram: encontros em grupos, rodas de conversa, grupos terapêuticos, oficinas, entrega de folhetos educativos e monitoramento remoto (i-care). Os principais temas abordados foram a mudança de estilo de vida, dieta e exercícios físicos. Conclusão: As tecnologias utilizadas para educação em saúde favorecem a adesão ao tratamento, incorporação de hábitos saudáveis, além da troca de saberes que agregam maior conhecimento sobre a própria condição de saúde, conferindo autonomia aos participantes em relação à sua saúde.

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Biografia do Autor

Thiago Nunes de Souza, Universidade Federal do Paraná

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Enfermagem, Docente permanente do Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Professora convidada da Universidade Federal da Bahia.

Juliana Perez Arthur, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná.

Wendy Julia Mariano Viante, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é Residente em Urgência e Emergência pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto.

Everly Maltaca Pypcak, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná.

Robson Giovani Paes, Universidade Federal do Paraná

Especialista em Estomaterapia, Mestrando Acadêmico do Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2022-06-29