O uso dos chatbots como suporte ao aprendizado para urgência e emergência: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Serviços Médicos de Emergência, Educação Médica

Resumo

Introdução: Chatbots são softwares capazes de manter uma conversa através do processamento de linguagem natural. Na saúde, os chatbots apoiam diferentes âmbitos. Entretanto, poucos são os estudos que envolvem serviços de urgência e emergência. Objetivo: realizar uma revisão da literatura acerca do uso dos chatbots como ferramentas no auxílio a urgências e emergências, verificando e avaliando seu emprego nesse contexto, e também para ações de treinamento. Métodos: Revisão integrativa realizada com 07 descritores em 05 bases de dados com publicações de 2014 até 2020 nos idiomas português e inglês. Resultados: foram encontrados 1539 estudos, dos quais apenas 14 foram inclusos na revisão, sendo avaliadas as particularidades dos chatbots encontrados, sob os seguintes critérios: assistência remota; feedback; flowchart; notificação; treinamento; emergência. Conclusão: Conclui-se que, por serem de fácil uso, criação e alcance, os chatbots podem ser ferramentas promissoras no auxílio à atenção e treinamento em situações de urgência e emergência. 

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Nascimento Domingues da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.

Douglas Vieira Dias , Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.

Guilherme Augusto Cardoso Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.

Ricardo Fusano Romão , Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.

Amadeu Sá Campos Filho , Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professor de Informática Médica do curso de medicina do Centro de Ciências Médicas da UFPE e também pesquisador em tecnologias Educacionais para Saúde do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Saúde Digital.

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Publicado

2022-03-14