Adesão dos trabalhadores da odontologia em ofertas de educação permanente sobre covid-19 oferecidos pelo sistema UNA-SUS: um estudo transversal
Palavras-chave:
Educação Permanente, Odontologia, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o perfil dos trabalhadores da Odontologia e as ofertas de Educação Permanente sobre cursos disponibilizados pela Universidade Aberta do SUS em todo território nacional. Métodos: Análises descritivas foram implementadas nos dados obtidos pela plataforma Arouca, tendo um recorte de abril de 2020 a abril de 2021. Resultados: Os meses de abril, maio e junho, totalizaram 65% das matrículas ofertadas pelos cursos da UNA-SUS. Assim como, 70% da amostra era composta por mulheres, idades variando entre 36-50 anos (49%) e autodeclarados brancos (42%). Majoritariamente, os usuários da plataforma UNA-SUS referem-se a buscar qualificações profissionais no contexto da atenção primária, bem como cursos relacionados a COVID-19. Conclusões: Os achados mostram que as ofertas da UNA-SUS são fundamentais para a qualificação dos dentistas, atingindo todos os estados brasileiros, sendo procurados sobretudo pelos profissionais atuantes na Atenção Primária do SUS. A UNA-SUS representa um importante e democrático instrumento de tecnologia para qualificação profissional.
Downloads
Referências
2. Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União ago 2007.
3. Silva CBG, Scherer MD dos A. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface. 2020;24:1–15.
4. Lemos CLS. Educação permanente em saúde no Brasil: Educação ou gerenciamento permanente? Cien Saude Colet. 2016;21(3):913–22.
5. Stroschein KA, Zocche DAA. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil. Trab, Educ Saúde. 2011;9(3):505–19.
6. Campos KFC, Sena RR de, Silva KL. Permanent professional education in healthcare services. Esc Anna Nery. 2017;21(4):1–10.
7. Sturmer G, Pinto MEB, Oliveira MMC de, Dahmer A, Stein AT, Plentz RDM. Perfil Dos Profissionais Da Atenção Primária À Saúde, Vinculados Ao Curso De Especialização Em Saúde Da Família Una-Sus No Rio Grande Do Sul. Rev Conhecimento Online. 2020;1:04.
8. Campos FE de. Formação de profissionais de saúde de alto nível é o compromisso da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Rev Enf e Atenção à Saúde. 2015;13(3):1–3.
9. Gasque KC da S, Rodrigues MM de S, Araújo AFL, Guimarães D de. Sistema UNA-SUS como ferramenta de democratização da Educação Permanente em Saúde: perfil dos usuários e capilarização dos cursos autoinstrucionais. Rev Bra Ap Aberta e a Distância. 2020;1:1–31.
10. Von Elm E, Altman DG, Egger M, Pocock SJ, Gøtzsche PC, Vandenbrouckef JP. The Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) Statement: Guidelines for reporting observational studies. Lancet. 2007;85(11):867–72.
11. Plataforma Arouca. UNA-SUS [Internet]. 2021. Available from: https://arouca.unasus.gov.br/plataformaarouca/Home.app
12. Team RC. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: The R Foundation; 2020.
13. Areias J, Oliveira H, Cavalcanti U. O impacto da COVID-19 na prática odontológica. Odonto Clin-cient. 2020;19(3):254–61.
14. Tiwari T, Randall C, Cohen L, Holtzmann J, Webster-Cyriaque J, Ajiboye S et al. Gender Inequalities in the Dental Workforce: Global Perspectives. Advances in Dental Research. 2019;30(3):60-68.
15. Gallagher J, Eaton K. Health workforce governance and oral health: Diversity and challenges in Europe. Health Policy. 2015;119(12):1565-1575.
16. Gallagher JE, Patel R, Donaldson N, Wilson NHF. The Emerging Dental Workforce. Why dentistry: a quantitative study of final year dental students’ views on their professional career? BMC Oral Health. 2007;7(7).
17. Mckay JC, Quiñonez CR. The feminization of dentistry: implications for the profession. J Can Dent Assoc. 2012;78:c1
18. Rabello SB, Godoy CVC, Padilha WWN. Por que a odontologia se transformou numa profissão de mulheres? Rev. bras. odontol, 2000;(57)2:118-123.
19. Arcari JM, Barros APD, Rosa RDS, Marchi R, Martins AB. Manager profile and practices of county health management in the Unified Health System (SUS) according to population size in the municipalities of the Rio Grande do Sul state. Ciênc e saude colet. Feb 2020;25(2):407-420.
20. Portella FF. Explorando a relação entre o perfil do aluno e seu desempenho acadêmico na modalidade EAD: análise com base nos dados do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UFCSPA. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; 2019.
21. Savassi LCM, Mota LG, Oliveira VA, Lemos AF, Hoffman MCLC, Amstalden ALF. Análise do perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva da UNA-SUS. Re Saúd Digi Tec Edu. 2019;4(2):20-34.
22. Tarcia RML, Salvador ME, Akiyama MS, Gonçalves DA, Souza MP de, Manfredini MA, et al. Desafios enfrentados e perspectivas futuras após uma década de experiência em formação profissional na especialização Saúde da Família UNA-SUS Unifesp. In: Lemos AF, Nascimento EN, Passos MFD, Oliveira AEF de, Veiga C de C, Filho NS, editors. Experiências exitosas da rede UNA-SUS: 10 anos. 1st ed. São Luis; 2020. p. 518.
23. Loduvico G de O, Martins MML, Rocha TIU, Terra MF, Pigozi PL. Racismo institucional: percepção sobre a discriminação racial nos serviços de saúde. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2021;66(1):1–6.
24. Tezani TCR. Nativos digitais: considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica. Doxa: Rev Bras Psicol Educ. 2017;19(2):295-307.
25. Batista LE, Barros S. Enfrentando o racismo nos serviços de saúde. Cad saude pub. 2017;33.
26. Werneck J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde e Socied. 2016;25:535–49.
27. Araújo RPC de . O cirurgião-dentista: estudo exploratório sobre perfil, formação e exercício profissional no Estado da Bahia. Salvador: Edufba; 2010. 252 p.
28. Silva FVD, Vieira MJS, Andrade K da S, Farias AMD de F, Lima Junior MAV. Presença de estudantes autodeclarados negros e pardos em um curso de bacharelado em Odontologia. RevICO. 2020;18(2):39-48.
29. Carrer FC de A, Matuck BF, Lucena EHG de, Martins FC, Pucca Junior GA, Galante ML, et al. Teleodontologia e SUS: uma importante ferramenta para a retomada da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Pesqui Bra em Odontopediatria e Clin Integ. 2020;0(0):1–17.
30. Granjeiro ÉM, Musse J de O, Peixoto TM, Nunes IV, Soares IMSC, Silva ICO da, et al. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revisa. 2020;9:591–602.
31. Xavier J, Silva A, Carvalho L, Soares J, Lopes S, Moreira M. A atuação do cirurgião-dentista, vinculado a um programa de residência multiprofissional em saúde, no combate à COVID–19 na Atenção Primária à Saúde. J Manag Prim Health Care. 2020;12:1–16.
32. Carletto AF, Santos FF dos. A atuação do dentista de família na pandemia do Covid-19: o cenário do Rio de Janeiro. Physis: Rev Saúde Colet. 2020;30:e300310.
33. Lorena Sobrinho JE de, Melo EH de, Souza E de A, Santos ÁHMF dos, Costa M da RC. Atuação Do Cirurgião-Dentista Na Atenção Primária À Saúde Frente À Covid-19: Experiência Em Caruaru, Pernambuco. Odonto Clín cient. 2020;19(3):214.
34. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Nota técnica nº 04/2020. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). jan 2020. 34.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.