Protocolo clínico da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde: o primeiro curso autoinstrucional da UNA-SUS UFPI
Palavras-chave:
Ensino, Curso, AutoinstrucionalResumo
Introdução A Universidade Federal do Piauí inseriu-se na Rede UNA-SUS em 2013. Até 2019, a equipe não havia ofertado curso no modelo auto instrucional. Com a pandemia e a necessidade de capacitação em relação à Covid-19 a equipe buscou uma parceria com a Secretaria Executiva para aprender a ofertar este tipo de curso. O curso foi organizado em cinco unidades didáticas nas quais as orientações do Protocolo foram cuidadosamente trabalhadas para melhor entendimento e, consequentemente, para maior segurança do profissional e do paciente. A experiência promoveu um domínio da equipe, que conseguiu ofertar outros cursos autoinstrucionais. Objetivo: Ofertar o protocolo da Covid-19 para Atenção Básica elaborado pelo Ministério da Saúde no formato de curso. Resultados: O curso promoveu grande número de concluintes, sendo mais mulheres da área de enfermagem e que trabalhavam em unidades básicas. As regiões do país mais participativas foram a Nordeste, seguida da Sudeste. Foram usados os Recursos Didáticos, Objetos de Aprendizagem, apresentações em do powerpoint, animações e vídeos com especialistas, textos de referência para leitura obrigatória e complementar, além de infográficos. Conclusão: a oferta foi um grande aprendizado para equipe da UNA-SUS UFPI. O curso teve uma excelente aceitação com grande número de egressos.
Downloads
Referências
2. Lobo LC. Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS : formação profissional e o direito à saúde : evidência científica e a qualidade da prática. Teresina : EDUFPI, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.