Avaliação do curso de formação de preceptores em saúde (UNA-SUS)
Palavras-chave:
Atenção à Saúde, Política de Saúde, Governança em SaúdeResumo
Introdução: Os cursos oferecidos pela UNA-SUS no contexto da educação permanente em saúde possibilitaram a qualificação de milhares de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde em todo o país. Entretanto, a avaliação ainda não se constitui como estratégia institucionalizada nesse contexto. Para o estudo pretendeu adaptar a matriz avaliativa do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à distância (UNA-SUS/ UFSC) para o curso de Preceptores em Saúde, visando a pactuação de um núcleo comum de indicadores, medidas e parâmetros. Métodos: 1- constituição de um núcleo comum de indicadores/medidas; 2- produção e validação de instrumentos/enquetes para início e fim da formação, a partir do núcleo comum pactuado. Resultados: Foi consensuada uma matriz com 3 dimensões, 21 indicadores e 36 medidas distribuídas com parâmetros consensuados entre equipe de pesquisadores e gestão do curso. A partir disso, duas enquetes, abertura (33 itens) e conclusão (37 itens) foram construídas. Após passar por evidências de validade de conteúdo, as enquetes se reestruturaram em abertura (29 itens) e conclusão (37 itens). Conclusão: as métricas produzidas pelas enquetes construídas corroborarão em insights avaliativos sobre o curso, bem como evidências do que melhorar ou adaptar para futuras ofertas.
Downloads
Referências
2. Mesquita MFA, Silva RU de O, Gasque KC da. Secretaria Executiva da UNA-SUS como um Laboratório de Inovação em Educação a Distância e Tecnologia. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change. 10 de novembro de 2022;13(2):82–93.
3. Ceccim RB, Meneses LB de A, Soares VL, Pereira AJ, Meneses JR de, Rocha RC dos S, et al. Formação de Formadores para Residências em Saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva [Internet]. Rede UNIDA; 2018 [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/Formacao-de-Formadores-para-Residencias-em-Saude
4. Shail MS. Using Micro-learning on Mobile Applications to Increase Knowledge Retention and Work Performance: A Review of Literature. Cureus [Internet]. 2 de agosto de 2019 [citado 11 de janeiro de 2023];11(8). Disponível em: https://www.cureus.com/articles/21612-using-micro-learning-on-mobile-applications-to-increase-knowledge-retention-and-work-performance-a-review-of-literature
5. De Gagne JC, Woodward A, Park HK, Sun H, Yamane SS. Microlearning in health professions education: a scoping review protocol. JBI Evidence Synthesis. junho de 2019;17(6):1018.
6. Nikou S. A micro-learning based model to enhance student teachers’ motivation and engagement in blended learning. Em Association for the Advancement of Computing in Education (AACE); 2019 [citado 11 de janeiro de 2023]. p. 509–14. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/207690/
7. Halbach T, Solheim I. Gamified Micro-Learning for Increased Motivation: An Exploratory Study [Internet]. International Association for Development of the Information Society. International Association for the Development of the Information Society; 2018 out [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED600597
8. Reinhardt KS, Elwood S. Promising Practices in Online Training and Support: Microlearning and Personal Learning Environments to Promote a Growth Mindset in Learners [Internet]. Handbook of Research on Virtual Training and Mentoring of Online Instructors. IGI Global; 2019 [citado 11 de janeiro de 2023]. p. 298–310. Disponível em: https://www.igi-global.com/chapter/promising-practices-in-online-training-and-support/www.igi-global.com/chapter/promising-practices-in-online-training-and-support/208836
9. Mohammed GS, Waki̇l K, Nawroly SS. The Effectiveness of Microlearning to Improve Students’ Learning Ability. International Journal of Educational Research Review. 16 de abril de 2018;3(3):32–8.
10. 006_material_saude_curriculo_competencias_mfc.pdf [Internet]. [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/biblioteca_em_saude/006_material_saude_curriculo_competencias_mfc.pdf
11. index.pdf [Internet]. [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192;
12. Pasquali L. TRI – Teoria de Resposta ao Item: Teoria, Procedimentos e Aplicações. Editora Appris; 2020. 230 p.
13. Melo AS de, Bezerra ES, Dantas JC da S, Silva OI da. Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais / Webinars as an alternative for continuous formation: an experience with digital tools. Brazilian Journal of Development. 29 de janeiro de 2021;7(1):11500–12.
14. Serravalle KML, Silva AR, Alves AC da S, Sodré G de B, Cancio JA, Nobre LC da C. INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESTRATÉGIAS DE APOIO À RENAST-BA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Baiana de Saúde Pública. 9 de abril de 2021;45(Especial_1):267–81.
15. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Pestana BAD, Souza IG, Perissato IL. Revisões em Saúde Coletiva: tendências, recorrências e lacunas [Internet]. 1o ed. Editora COLAB; 2021 [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: https://img1.wsimg.com/blobby/go/f259b81c-fa9a-44d1-8947-ca1ec8d9b5d2/LIVRO%20-%20REVIS%C3%95ES%20EM%20SA%C3%9ADE%20COLETIVA%20-%20TEND-0002.pdf
16. Pinto EPR, Bitu N do NC, Ribeiro AK de O, Rocha DDR, Rocha MAC da, Santos ARM. INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE SAÚDE BUCAL E SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FORTALEZA-CE. Em: Odontologia: pesquisa e práticas contemporâneas - Volume 2 [Internet]. 1o ed Editora Científica Digital; 2021 [citado 11 de janeiro de 2023]. p. 145–53. Disponível em: http://www.editoracientifica.com.br/articles/code/211106794
17. Bandeira MVR, Belarmino A da C, Anjos S de JSB dos, Silva MRF da, Ferreira Junior AR. Colaboración interprofesional para el seguimiento odontológico prenatal en atención primaria de la salud. Salud Colectiva. 24 de janeiro de 2020;15:e2224.
18. Portaria no 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004 [Internet]. [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/13150.html
19. Colussi CF, Hellmann F, Verdi M, Serapioni M, Savassi LCM, Ferreira DD, et al. Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD). Cad Saúde Pública. 8 de outubro de 2021;37:e00081920.
20. Favero MD, Hinson JM. Evaluating Instructor Technology Integration in Community and Technical Colleges: A Performance Evaluation Matrix. Community College Journal of Research and Practice. 3 de maio de 2007;31(5):389–408.
21. Yu CM, Chang HT, Chen KS. Developing a performance evaluation matrix to enhance the learner satisfaction of an e-learning system. Total Quality Management & Business Excellence. 7 de junho de 2018;29(7–8):727–45.
22. Derrick G, Samuel G. The future of societal impact assessment using peer review: pre-evaluation training, consensus building and inter-reviewer reliability. Palgrave Commun. 23 de maio de 2017;3(1):1–10.
23. Department of Medical Education, School of Medical Sciences, Universiti Sains Malaysia, MALAYSIA, Yusoff MSB. ABC of Content Validation and Content Validity Index Calculation. EIMJ. 28 de junho de 2019;11(2):49–54.
24. Practical validation framework for competence measurement in VET: a validation study of an instrument for measuring basic commercial knowledge and skills in Switzerland | Empirical Research in Vocational Education and Training | Full Text [Internet]. [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: https://ervet-journal.springeropen.com/articles/10.1186/s40461-021-00122-2
25. Farias-Santos BC de S, Noro LRA. PET-Saúde como indutor da formação profissional para o Sistema Único de Saúde. Ciênc saúde coletiva. março de 2017;22:997–1004.
26. index.pdf [Internet]. [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192
27. livro-preceptoria-em-programas-de-residencia.pdf [Internet]. [citado 11 de janeiro de 2023]. Disponível em: https://preceptores.icict.fiocruz.br/livro-preceptoria-em-programas-de-residencia.pdf
28. Ribeiro KRB. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM. 2015;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.