Política de ações afirmativas em um curso de especialização EaD
a experiência da Fiocruz Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Direitos humanos, Política de Ações Afirmativas , Educação a distânciaResumo
Introdução: O estudo descreveu a implementação da política de ações afirmativas em uma especialização em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e outras Doenças Virais (VigiEpidemia), destacando os indicadores de resultados. Metodologia: Realizado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul (Fiocruz MS) em 2022 e 2023, o curso atraiu 1.010 inscrições, com 15,5% em vagas destinadas as ações afirmativas.. Resultado: O trabalho não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), pois foram trabalhados dados secundários e anonimizados, dessa forma, os participantes não foram identificados. Dos participantes, 52% eram do gênero feminino. A taxa de comparecimento foi de 72,5% e a taxa de confirmação, após as entrevistas de heteroidentificação racial e avaliação biopsicossocial, para as vagas de ações afirmativas foi de 68,5%. Na 1ª turma, a taxa de aprovação foi de 75%, e na 2ª turma, 69%. A implementação das ações afirmativas representa um avanço na superação das desigualdades sociais na pós-graduação. Em nossa experiência, foi necessário implementar nove etapas e consideramos exitosas para a política de ações afirmativas. Conclusão: A Fiocruz MS deve avançar para um acompanhamento e monitoramento de indicadores, identificando as dificuldades dos estudantes com vistas a assegurar não apenas o acesso, mas, sobretudo, a permanência e a conclusão do curso.
Downloads
Referências
Gomes NL. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. *Política & Sociedade* [Internet]. 2011 [citado 2024 jan 17];10(18):133. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p133.
Brasil. Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências [Internet]. 2012 [citado 2024 fev 11]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.html.
Moura B de F. Maior presença de negros no país reflete reconhecimento racial [Internet]. 2023 [citado 2024 jan 17]. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/maior-presenca-de-negros-no-pais-reflete-reconhecimento-racial#:~:text=a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20brasileira%20est%C3%A1%20tendo.
Costa AL da. Ações afirmativas e transformações no campo intelectual: uma reflexão. *Educação & Sociedade* [Internet]. 2022 [citado 2024 fev 16];43. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es.254899.
Mussi RF de F, Flores FF, Almeida CB de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. *Práxis Educacional* [Internet]. 2021 [citado 2024 jan 17];17(48):60-77. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
Moehlecke S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. *Cadernos de Pesquisa* [Internet]. 2002 [citado 2024 fev 11];117:197-217. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0100-15742002000300011.
Feres Júnior J, Campos LA, Daflon VT, Venturini AC. Ações afirmativas na pós-graduação. In: Ação afirmativa: conceito, história e debates [Internet]. Rio de Janeiro: Eduerj; 2018. p. 133-64. (Sociedade e Política Collection). Disponível em: https://doi.org/10.7476/9786599036477.0009. ISBN: 978-65-990364-7-7.
Pinheiro DC, Pereira RD, Xavier WS. Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais. *Rev Bras Educ* [Internet]. 2021 [citado 2024 jan 15];26. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260020.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2022: pela primeira vez desde 1991, a maior parte da população do Brasil se declara parda [Internet]. 2022 [citado 2024 jun 22]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38719-censo-2022-pela-primeira-vez-desde-1991-a-maior-parte-da-populacao-do-brasil-se-declara-parda#:~:text=Em%202022%2C%20cerca%20de%2092%2C0%2C4%25)%2C%20amarelas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.