Intemperismo em perfis de solos pouco intemperizados originários de rochas vulcânicas

Autores

  • Clécia Guimarães Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciência do Solo.
  • José Demattê Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciência do Solo.
  • Antônio Azevedo Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciência do Solo.
  • Rafael Silva Faculdade da Amazônia - FAMA.
  • Diego Salazar Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Ciência do Solo.

Palavras-chave:

Rochas máficas, Balanço de massa, Índices de intemperismo

Resumo

Solos desenvolvidos sobre rochas máficas são especialmente importantes para o uso agrícola no tocante à fertilidade e, no Brasil, devido à enorme extensão que ocupam, necessitam ser extensivamente estudados. O intemperismo do material de origem é o processo inicial que garantirá ao solo maior ou menor fertilidade, tornando o estudo desse processo fundamental para entender a dinâmica do solo e desenvolver melhores técnicas de manejo que possibilitem benefícios agrícolas. Foram utilizados dados de balanço geoquímico e de índices de intemperismo para analisar a intensidade de intemperismo ocorrendo em dois perfis desenvolvidos sobre rochas magmáticas pertencentes à Formação Serra Geral no Estado de São Paulo. Os índices de intemperismo possibilitaram observar a maior intemperização nos horizontes mais superficiais dos perfis e o balanço de massa mostrou perdas elementares elevadas, principalmente de cátions básicos, nesses horizontes. Foi possível observar as modificações mineralógicas durante o processo e comparar a solubilidade e mobilidade dos elementos.

Downloads

Publicado

2021-08-21

Edição

Seção

Ciência do Solo