Avaliação cardiovascular perioperatória em cirurgias não cardíacas como ferramenta para redução de risco de eventos cardíacos adversos<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p30-38
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p30-38Palavras-chave:
Cuidado perioperatório. Doenças cardiovasculares. Infarto do miocárdio.Resumo
Complicações cardíacas estão entre as principais causas de morbimortalidade no perioperatório. Adequada avaliação cardiovascular, portanto, é fundamental para a identificação de patologias e potenciais fatores de risco e, quando necessário, otimização clínica do paciente no perioperatório. Sendo assim, tem-se, com esse estudo, o objetivo de revisar as mais recentes recomendações de avaliação cardiovascular e de estratégias para redução na incidência de eventos cardíacos adversos no perioperatório de cirurgias não cardíacas. Para esse fim, realizou-se revisão de literatura na base de dados MEDLINE (PubMed). Tornando mais aplicáveis os instrumentos de avaliação cardiovascular, contribui-se para redução na incidência de morbimortalidade perioperatória associada a eventos cardíacos adversos, redução de custos com hospitalização e solicitação abusiva de exames complementares, além de menores taxas de suspensão de procedimentos eletivos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.