Avaliação de cesáreas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand utilizando o sistema de classificação de Robson em dez grupos

Autores/as

  • Victor de Alencar Moura Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Edson de Lucena Feitosa Departamento de Saúde Materno-Infantil, Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p25-29

Palabras clave:

Cesárea. Saúde materna. Atenção terciária à saúde.

Resumen

Introdução: o parto cesárea é aconselhado quando não é provável que se realize o parto vaginal com segurança. Observa-se que no Brasil a taxa de cesarianas na rede pública é de aproximadamente 52%. Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo a coleta de informações referentes a partos cesárea realizados na Maternidade Escola Assis Chateaubriand no período de março a julho de 2015, considerando a importância de uma base para a indicação de cesáreas e o propósito de reduzir o número deste procedimento. Métodos: foram considerados 100 partos de cada mês, escolhidos aleatoriamente, contabilizando 500 partos cesárea de um total de 2230 partos realizados no período. Os dados coletados foram avaliados considerando o Sistema de Classificação de Robson em Dez Grupos (SCRDG). Este sistema de classificação baseia-se em características obstétricas das pacientes, considerando as semelhanças. Resultados: observou-se que no período avaliado a taxa de cesáreas foi de 53,7%. O Grupo 5 foi o que mais contribuiu para a taxa de cesáreas (25,2%), seguido pelo Grupo 2 (18,6%). Conclusão: este resultado deve ser considerado no planejamento da unidade hospitalar bem como com relação às políticas públicas, fornecendo subsídios para que se possa sugerir medidas para reduzir a frequência de cesáreas no referido hospital.

Biografía del autor/a

Victor de Alencar Moura, Universidade Federal do Ceará

Médico, ginecologista e obstetra, aluno do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Francisco Edson de Lucena Feitosa, Departamento de Saúde Materno-Infantil, Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Universidade Federal do Ceará.

Médico, ginecologista e obstetra, Doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas, professor do Departamento de Saúde Materno-Infantil, Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Publicado

2017-04-25

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS