Avaliação de cesáreas na Maternidade Escola Assis Chateaubriand utilizando o sistema de classificação de Robson em dez grupos
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n1p25-29Parole chiave:
Cesárea. Saúde materna. Atenção terciária à saúde.Abstract
Introdução: o parto cesárea é aconselhado quando não é provável que se realize o parto vaginal com segurança. Observa-se que no Brasil a taxa de cesarianas na rede pública é de aproximadamente 52%. Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo a coleta de informações referentes a partos cesárea realizados na Maternidade Escola Assis Chateaubriand no período de março a julho de 2015, considerando a importância de uma base para a indicação de cesáreas e o propósito de reduzir o número deste procedimento. Métodos: foram considerados 100 partos de cada mês, escolhidos aleatoriamente, contabilizando 500 partos cesárea de um total de 2230 partos realizados no período. Os dados coletados foram avaliados considerando o Sistema de Classificação de Robson em Dez Grupos (SCRDG). Este sistema de classificação baseia-se em características obstétricas das pacientes, considerando as semelhanças. Resultados: observou-se que no período avaliado a taxa de cesáreas foi de 53,7%. O Grupo 5 foi o que mais contribuiu para a taxa de cesáreas (25,2%), seguido pelo Grupo 2 (18,6%). Conclusão: este resultado deve ser considerado no planejamento da unidade hospitalar bem como com relação às políticas públicas, fornecendo subsídios para que se possa sugerir medidas para reduzir a frequência de cesáreas no referido hospital.##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.