Potencial efeito benéfico da suplementação de colecalciferol na prevenção do Diabetes Mellitus tipo 1
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n1p61Parole chiave:
Diabetes tipo 1, Pré-Diabetes tipo 1, Autoimunidade, Fatores de risco.Abstract
Introdução: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma condição de etiologia complexa, imunomediada na qual fatores ambientais e determinantes genéticos interagem resultando na destruição específica de células beta. Antes de essa destruição chegar a níveis críticos, quando se desenvolve a doença manifesta e sua sintomatologia clássica, existe um período pré-clínico, de duração variável, onde o paciente permanece assintomático. Isso vem instigando cada vez mais as pesquisas, na tentativa de identificar possíveis marcadores da doença nessa fase precoce. Objetivo: Descrever a evolução clínico-laboratorial de uma família com três indivíduos relacionados em 1º grau, que tinham títulos de anticorpos elevados - pai, filha (17 anos) e filho (12 anos), este último (caso-índice) apresentava também glicemia alterada - com a suplementação de vitamina D, objetivando um possível efeito benéfico sobre a potencial evolução para DM1; além de descrever os principais aspectos clínicos e laboratoriais relacionados ao Pré Diabetes Mellitus Tipo 1 , baseando-se nos estudos descritos na literatura mundial. Metodologia: Revisão de prontuário, acompanhamento clínico laboratorial dos pacientes e pesquisa bibliográfica nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e MD Consult. Resultado: Todos iniciaram 4000UI/dia de colecalciferol, mantendo cuidados (alimentação saudável e atividade física regular), sendo observada euglicemia e redução dos títulos de anti-GAD após um ano de seguimento e 8 meses de suplementação. Dentre os irmãos que apresentavam positividade para autoanticorpos antiilhotas, aquele que apresentava deficiência de vitamina D foi o primeiro a desenvolver alterações glicêmicas, mesmo tendo níveis de autoanticorpos menores que a irmã sem alterações glicêmicas. Conclusão: estes dados sugerem possível benefício da suplementação da vitamina D na evolução do DM1 em fase precoce. Estudos prospectivos controlados em população nessa condição serão necessários para confirmar tal indicação.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.