Síndrome de Morbihan: relato de caso e revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n4p61-65Parole chiave:
Linfedema, Rosácea, Terapêutica,Abstract
Síndrome de Morbihan é uma rara entidade, mais comum na terceira ou quarta década de vida. Afeta principalmente caucasianos adultos de ambos os sexos, apresentando incidência maior nas mulheres. É considerada uma forma de rosácea tendo como sinônimos linfedema rosáceo e edema facial persistente sólido. Sua patogênese não é completamente conhecida. Clinicamente caracterizada pelo aparecimento lento de eritema e edema sólido nos dois terços superiores da face, com acentuação na região periorbital, frontal, glabelar, nasal e bucinadora. Neste relato, apresentamos um caso de uma paciente do sexo feminino com linfedema de face, com hipótese diagnóstica inicial de Síndrome Linfocitária de Jessner. Após acompanhamento clínico e exame anatomopatológico confirmou-se o diagnóstico de Síndrome de Morbihan. O tratamento proposto foi doxiciclina em monoterapia com obtenção de sucesso terapêutico.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.