Indicações de transfusão de concentrado de hemácias em uma unidade de terapia intensiva neonatal
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e41930p1-5Parole chiave:
Recém-nascido, Transfusão de sangue, Prematuros, Terapia intensiva neonatal, Transfusão de hemáciasAbstract
Objetivo: Os recém-nascidos são os pacientes que mais consomem hemocomponentes em pediatria. Este estudo teve como objetivo avaliar os critérios de indicações de transfusões de concentrado de hemácias em neonatos em unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: Estudo observacional, transversal, descritivo, realizado com neonatos admitidos na UTI neonatal de um hospital terciário em Fortaleza de janeiro a junho de 2017. Resultados: Foram 65 neonatos, sendo a maioria do sexo feminino, pré-termos e com peso maior de 2.500g. Os principais diagnósticos foram: malformações congênitas, infecção, prematuridade e asfixia perinatal. A fração inspirada de oxigênio (FiO2) foi o principal critério para hemotransfusão, seguida por apneia e pressão média/cardiopatia. Discussão: O grupo apresentou predomínio de neonatos do sexo feminino, prematuros limítrofes e com peso limítrofe ao nascer. O principal motivo para anemia entre os neonatos é a coleta excessiva de exames laboratoriais. Ventilação mecânica e sepse são os principais fatores associados. As principais indicações para hemotransfusão foram as maiores FiO2, pressão média de vias aéreas (MAP) elevada, apneias, cardiopatia cianótica e necessidade de cirurgia. Conclusão: A adoção de critérios de hemotransfusão nos neonatos levou ao aumento da segurança nas suas indicações. Contudo, medidas de prevenção da anemia precisam ser reforçadas.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.