CHAMADA REVISTA DE LETRAS 2021.2

2021-08-11

Revista Letras da UFC (Qualis B1): “Tradução, recepção e circulação da literatura brasileira”

Organização de Luana Ferreira de Freitas (UFC/UFSC), Marie Helene Catherine Torres (UFSC/UFC) e Walter Carlos Costa (UFC/UFSC)

O tema deste número temático da Revista Letras, “Tradução, recepção e circulação da literatura brasileira”, está ligado à História da Tradução da Literatura Brasileira, à crítica da literatura e à circulação da literatura brasileira e em outras línguas e culturas.

O presente número pretende contribuir para a elaboração de uma História da Literatura Brasileira Traduzida como parte integrante, em diferente medida, da História da Literatura Mundial e da História da Literatura Brasileira.

O estudo da recepção e circulação das traduções pode mostrar como a literatura brasileira traduzida contribuiu para a sua internacionalização e qual o impacto dessas traduções na formação do cânone literário internacional e brasileiro.

Portanto, visando ampliar estudos sobre tradução, recepção e circulação da literatura brasileira, são bem-vindos:

  1. Artigos e resenhas sobre literatura brasileira traduzida em qualquer língua-cultura; tradução comentada de textos literários brasileiros em outra língua-cultura; tradução e poder na circulação da literatura brasileira; recepção de um autor brasileiro específico em tradução em outra cultura; impacto das traduções de autores brasileiros na formação do cânone literário nacional; tradução e formação da identidade nacional; o estatuto da literatura brasileira no mapa-múndi das literaturas;

 

  1. Traduções de artigos (em domínio público ou com a anuência do autor e/ou editora) devem ser enviados para luanafreitas.luana@gmail.com, marie.helene.torres@gmail.com, walter.costa@gmail.com até 30 de junho de 2021, constando no assunto “Submissão Revista de Letras da UFC”.

 

Os textos submetidos devem seguir as normas do periódico, disponíveis em

http://www.periodicos.ufc.br/revletras/about/submissions#authorGuidelines

Os artigos podem estar escritos em português, galego, inglês, francês, espanhol e italiano.

A publicação do número 40, vol. 2 está prevista para dezembro de 2021.