AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O QUE AS CRIANÇAS SABEM SOBRE A PONTUAÇÃO QUE USAM

Autores

  • Iúta Lerche Vieira Universidade Federal do Ceará

Resumo

Neste artigo mostramos como a pontuação é percebida por crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental, durante tarefas de revisão de textos narrativos. A partir da identificação dos critérios infantis para pontuar os textos, discutimos as duas concepções mais produtivas na amostra analisada  –  a  concepção  gráfico-espacial  e  a  concepção prosódico discursiva. Para melhor ilustrar o ponto de vista do aprendiz, apresentamos fragmentos de respostas e elaborações feitas pelas crianças entrevistadas.

Palavras-chave: Aquisição da escrita; Aquisição da pontuação; Concepção de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

VIEIRA, Iúta Lerche. AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O QUE AS CRIANÇAS SABEM SOBRE A PONTUAÇÃO QUE USAM. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1059. Acesso em: 21 nov. 2024.