O DISCURSO DIDÁTICO: TESTAGEM DE UM MODELO PARA DESCRIÇÃO DO SENTIDO PELA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA
Resumo
Pensar a leitura e a produção de textos/discursos implica necessariamente pensar a construção do sentido. Seguindo esse raciocínio, Azevedo elaborou sua tese de doutorado (semântica Argumentativa – uma possibilidade para a descrição do sentido do discurso), em que propôs o redimensionamento de alguns conceitos metodológico-operacionais da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot e Marion Carel – mais especificamente, da Teoria dos Blocos Semânticos –, com a finalidade de aplicá-la à descrição semântico-argumentativa do discurso. Tal redimensionamento originou um modelo teórico-metodológico para a escrição do sentido do discurso. consequência natural de uma investigação é a testagem do modelo criado. Essa testagem constitui-se no cerne dapesquisa desenvolvida por Azevedo e Rowell, que, por sua vez, é apenas a primeira etapa de um estudo bem mais amplo rumo à transposição didática do referido modelo para o ensino de língua materna, fim último e essencial do trabalho iniciado com a tese de Azevedo. Palavras-chave: descrição semântico-argumentativa; Ensino; discurso didático.Downloads
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Como Citar
AZEVEDO, Tânia Maris de. O DISCURSO DIDÁTICO: TESTAGEM DE UM MODELO PARA DESCRIÇÃO DO SENTIDO PELA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1082. Acesso em: 26 dez. 2024.
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