CONCEPÇÕES DE LÍNGUA: ENSINO E AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO E ENSINO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo, dentre outros mais específicos, discutir a relação entre língua, ensino e avaliação escolar. Neste sentido, busco mostrar que é inegável a recíproca relação entre ensinar e avaliar. Ambossão atos do “drama” insconstitucional escolar, atos inerentemente interligados e, em parte, intercondicionantes. Ensinar e avaliar são atividades e, como tais, são dependentes de um sistema de concepções, deum conjunto de princípios a partir dos quais se definem e se delimitam. Ensinar língua e avaliar ensino de língua são atividades em que se refletem as concepções que temos acerca do que é uma língua, do que são seus diferentes componentes e de como tais componentes intervêm na sua atualização. Neste cenário, destaco também o papel da escola e os mecanismos de que ela dispõe como processos de avaliaçao, como o vestibular, por exemplo. Por fim, destaco a disposição dos órgãos institucionais – acadêmicos e administrativos – para oferecerem um suporte teórico capaz de promover concepções mais amplas, mais condições reais de uso de língua. No entanto, ainda sepodem registar apenas tímidas e pouco substâncias mudanças no âmbito do ensino. Concuindo, insisto em que não se pode negar a vinculação entre as concepções de língua e as atividades pedagógicas de ensinar e avaliar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ANTUNES, Irandé. CONCEPÇÕES DE LÍNGUA: ENSINO E AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO E ENSINO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1083. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).