CARTA DO LEITOR: ANÁLISE DE ELEMENTOS DA ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / READER’S LETTER: ANALYSES OF ELEMENTS OF ARGUMENTATION IN TEXTS PRODUCED BY ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS
Palavras-chave:
Ensino da escrita, Carta de leitor, Sequência argumentativaResumo
RESUMO
O presente artigo apresenta um estudo sobre a construção da argumentação na produção textual do gênero carta do leitor, realizada por alunos de uma escola pública de Ensino Fundamental. O objetivo é apresentar os recursos linguísticos utilizados pelos alunos na escrita do gênero ao apresentarem suas opiniões sobre determinado assunto. A base teórica que fundamentou o trabalho parte, principalmente, dos estudos de Bakhtin (1997) e Bronckart (2012), para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Tem também como aparato teórico, para discutir sequência textual e argumentação, as ideias de Adam (2011), Koch (2011) e Reboul (2004), dentre outros. O recurso metodológico usado foi a aplicação de uma atividade de produção escrita do gênero carta de leitor. A proposta de produção de texto aplicada está presente no livro didático utilizado na turma dos sujeitos da pesquisa. Com os textos resultantes da atividade, procedemos à análise qualitativa e quantitativa dos elementos constituintes da argumentação. Ao final da pesquisa, verificamos que os textos produzidos ainda apresentam, considerando os elementos da sequência argumentativa, uma argumentação um tanto frágil com limitação ou pouca variação no uso de elementos linguísticos característicos de tal sequência. Diante dessa constatação é importante refletir sobre a necessária revisão teórico-metodológica para o ensino da argumentação no contexto do Ensino Fundamental.
ABSTRACT
This paper presents a study about strategies of argumentation construction used by students of a public school of Fundamental Teaching in textual production of the reader’s letter genre. The aimis to present the linguistic resources used by the students in the writing genre as they present their opinion on certain subjects. The theoretical bases for this work comes from, mostly, the studies of Bakthin (1997) and Bronckart (2012), to the study of genres in a socio-interactionist perspective of language. There is also as theoretical apparatus to discuss textual sequence and argumentation, the ideas of Adam (2011), Koch (2011), Reboul (2004), among others. The methodological resource used was the application of a writing production activity of reader’s letter genre. The proposal of text production applied is presented in the textbook used by the group of the research subjects. With the activity resulting texts we proceeded to the qualitative and quantitative analysis of the argumentation constitutive elements. At the end of the research, we verified that the text produced still present, considering the argumentative sequence elements, a somehow fragile argumentation with limitation or few variations in the use of characteristic linguistic elements of such sequence. Before such finding it is important to reflect on the necessary theoretical-methodological review for the teaching or argumentation in the fundamental teaching context.
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