O DISCURSO ANTI-HERÓICO NO ROMANCE EM CÂMARA LENTA
Resumo
O discurso anti-heróico no romance Em câmara lenta analisa a postura e as ações do seu protagonista, que se opõe à ditadura militar instaurada no Brasil após o ano de 1964. A investigação sobre como evolui o herói tradicional, enraizado nas produções ficcionais épicas e trágicas, elucida o comportamento do herói guerrilheiro, inserido em um sistema diverso de valores. Na literatura brasileira dos anos 70, o revolucionário assume a contestação contra o poder, envolve-se com a luta armada, e a considera como uma prática política benéfica ao País. A morte, para esse indivíduo problemático, inspira grandiosidade e serve de lição para os que, no futuro, irão propor mudanças.
Palavras-chave: Revolução, Utopia, Anti-heroísmo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).