PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA: HÁ MUDANÇAS DE PARADIGMA NO ENSINO DE LÍNGUA ?

Autores

  • Denise Lino de Araújo

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), lan- çados pelos MEC, são um documento norteador do ensino, cuja finalidade é “constituir-se como referência para as discussões curriculares da área – em curso há vários anos em muitos Estados e Municípios – e contribuir com técnicos e professores no processo de revisão e elaboração de propostas didáticas”. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do paradigma de ensino de língua materna subjacente a esse documento. Como procedimento de aná- lise, dá-se, neste trabalho, preferência a análise comparativa de cunho interpretativista, confrontando-se as afirmativas apresentadas em várias sessões. Vale salientar que embora não assimilado pela massa de professores a que se dirige e em vários pontos criticado por especialistas, os PCN são hoje um texto em circulação nas escolas e nos cursos de formação de professores, daí a justificativa para a realização de estudos como esse que possam analisá-lo, explicá-lo, discuti-lo, revê-lo. Palavras-chave: PCN – Paradigma – Ensino de Língua Materna.

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Como Citar

LINO DE ARAÚJO, Denise. PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA: HÁ MUDANÇAS DE PARADIGMA NO ENSINO DE LÍNGUA ?. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 23, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2200. Acesso em: 5 nov. 2024.